terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Pintassilgo

Carduelis magellanica
11-12 cm

Familia Fringillidae
Subfamilia Emberizinae

Ordem Passeriformes
Tribo Thraupini

Escasso, localizada em áreas abertas com árvores, como borda de mata, plantações, pomares, sedes de fazendas; escasso ou ausente do Pantanal. Bico cônico e curto. Macho com capuz preto contrastando com o dorso amarelo-oliva e partes inferiores amarelo-vivas; rabadilha amarela. Asa preta com extensa área amarela; cauda preta, amarela na base. Fêmea mais apagada sem capuz preto, parda por cima, com dorso  rajado de mais escuro, rabadilha amarela, asa e cauda como no macho.Por baixo oliva-amarelada, barriga mais amarela. Em grupinhos, alimenta-se a qualquer altura, do chão ao topo das árvores; costuma ser manso. Voo ondulado, bem característico. O canto, bonito e delicado, é um chilreio longo e irregular, vários machos podem cantar ao mesmo tempo.; chamado, um "tsii" agudo, muitas vezes dado em voo. Muito perseguido como "ave de gaiola"
Cit.Aves do Brasil-Pantanal & Cerrado- John A.Gwynn, Robert S.Ridgely, Guy Tudor e Martha Argel.

Etimologia - Carduelis - do latim carduelis = pintassilgo
magellanica - referente ao estreito de Magalhães e à  Terra do Fogo ( nome dado pelo explorador português Fernão Magalhães e erroneamente empregado a esta ave).
Cit.Aves Brasileiras - Johan/Christian Dalgas Frisch

Reprodução

Nidifica tanto nas copas das araucárias mais altas como em cafeeiros. A fêmea constrói o ninho em forma de pequena tigela, com raízes finas, sem revestimento ou forrado de penas e crinas, na forquilha de árvores ou de arbustos, a pouca altura do solo (3 a 4 metros). Os ovos são brancos, com pouco azul-celeste, às vezes com algumas pintas pardas e medem cerca de 16 por 12 milímetros. A incubação também é tarefa da fêmea, podendo o macho alimentá-la durante este período. Cada ninhada geralmente tem entre 3 e 5 ovos, tendo de 2 a 4 ninhadas por temporada. Os filhotes nascem após 13 dias. Atinge a maturidade sexual aos 10 meses.


Distribuição Geográfica
Ocorre em praticamente em todo Brasil, com exceção da Região Amazônica e Nordeste.
Cit.Wikiaves


MACHO
Foto que fiz no jardim das aves, do macho se alimentando. Espaço onde era a Secretaria de Meio Ambiente.

FÊMEA
Foto que fiz da fêmea , no mesmo local, junto com o macho

FILHOTE
 Foto que fiz recentemente, eles chocaram, dois filhotes, que já voaram.
O ninho foi feito no flamboiã, ao lado da Igreja Matriz. Eles já começam a a aparecer em pontos da cidade cidade e zona rural, acho que o aumento do plantio de árvores, mais a preservação de espaços com sementeiras, contribuiu para isto.
Colaboração do meu amigo Fernando C. Cili.

Foto minha, publicada na Revista Natureza, Edição especial de 25 anos, fevereiro-2012, página 120.
Na foto o macho alimenta-se de sementes da linda flor Cosmos-de-jardim ( Cosmos bipinnatus)

Aves de Arceburgo-MG - Numero 13

Esta semana no exterior o nosso Blog foi visto na Arábia Saudita.
E no Brasil nas cidades de: Uberaba-MG, São Vicente-SP, Rio Bonito-RJ e Poço Verde-SE.




Nenhum comentário:

Postar um comentário