sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Beija-Flor-de-gravata-vermelha

Augastes lumachellus

Distribuição geográfica  Bahia e Minas Gerais, Serra do Sincorá na Chapada da Diamantina, Morro do Chapéu  Lençóis  Mucugê, Andaraí  Plantã e em Minas, Montes Claros e Grão Mongol, acima de 900 metros de altitude.

Características: Medidas: Comprimento 90 mm. Bico 22 mm. Asa 61. Cauda 31. Peso 4,8 g. Vibrações de asa 31. Dimensões e peso dos ovos: 14,5 X 10 e 0,65 g. Temperatura 42º. Dimorfismo sexual, bem diferenciado

Habitat: Cerrado de altitude e Scrub de Ravina.

Migração: Sedentária.

Descrição: Lado dorsal verde-cobre com as supracaudais verde  mais escuro, cabeça negro-mate com reflexos azul-púrpura que se estende até a nuca, a fronte verde-capim cintilante como a garganta e o mento, formando uma placa-oval, com bordos negros e prolongados para traz sobre o peito, por longas penas vermelho-fogo e violeta na base, como uma gravata saliente, uma macula branca de cada lado, alongada, peito e barriga verde-cobre. Retrizes vermelho-cobre brilhante, Inferiormente com sombreado negro; infracaudais como as retrizes, na base acinzentado claro. Fêmea e machos jovens dorsalmente verde-escuro enegrecido na cabeça: faixa peitoral esbranquiçada, infracaudais brancas com pequenos discos centrais cobre;  retrizes laterais com extremidades cinza-claro. Bico negro.


Biótipos para nidificação, canto, parada nupcial, descanso.
O ninho é totalmente construído de paina de Cactáceas  Bromeliáceas  Compostas ou Gramíneas  Externamente é compactamente ligado com nós líquenes presos as paredes, O período de nidificação vai de dezembro a fevereiro. O ninho é construído dentro da área de alimentação, ou pouco afastado, em encostas rochosas, em valões, para proteção dos ventos, ao aberto, sem qualquer tipo de cobertura para o ninho; vegetação herbácea. O banho sempre é realizado em locais de água corrente, em pequenas bacias de acumulação de mais ou menos um metro de diâmetro. O troquilídeo antes de banhar-se, sobrevoa esta bacia em voo de libração e depois de tomar todas precauções, lança-se à agua, deslizando com a cauda aberta em leque sobre a superfície como se estivesse patinando. Também da pequenas caídas, banha-se nas folhagens umedecidas pela chuva ou pelo orvalho e neblina.

Reconhecimento do seu habitat: Vive em biótipos de condições realmente tropicais, com fatores de seca que influem de maneira decisiva no desenvolvimento de plantas e animais, em locais de altitude compreendida entre 950 e 1600 metros, em regiões de solo pedregosos, semi-áridos, de vegetação xerofitia e sub-xerofitica predominante, em campo tipo Carrasco, no cume das serras, em comunidade Velloziaceas de grande e pequeno porte, representadas por mais de 15 especies, entremeadas por outras plantas. O seu voo de locomoção é muito rápido e veloz, com numero de vibrações das asas de 31 batidas por segundo.

Observações: Em cativeiro as fêmeas se tornam mais doceis do que os machos e consequentemente quando se esta por algum tempo no interior do viveiro, logo se aproximam em voo de libração, percorrem em frente ao rosto das pessoas, emitindo piados baixinhos, pio,pio,pio...e muitas vezes com o bico fica a repuxar os cabelos da testa. Não fazem migrações.
Citação: Augusto Ruschi-Aves do Brasil.

FAMILIA TROCHILIDAE
SUFAMILIA TROCHILINAE
Ordem Trochiliformes

Augastes - do grego augasteira = que fornece luz(auga =raio de sol)
lumachellus - do italiano lumachella = especie de mármore concheado (lumaca = caracol), com reflexos avermelhados (referencia à mancha ou mácula cor de fogo na garganta desta ave).
Citação: Johan, Christian Dalgas Frisch- Aves Brasileiras.

MACHO - ADULTO
Foto gentilmente cedida para esta matéria, por Almir Almeida, foi feita em Lençóis-BA, em 24.02.2010.
É a foto da especie com melhor avaliação no WIKIAVES, 1310 pontos e recebeu 133 comentários.
Esta foto teve até o momento 15.998 visualizações.

E Deus viu que isto era bom. E os abençoou dizendo: Crescei e multiplicai-vos, e enchei as águas do mar; e as aves se multipliquem sobre a terra.Gênesis 1,22
Diante da beleza desta ave, quis fazer esta citação.

FÊMEA - ADULTO
Foto gentilmente cedida para esta matéria, por Claudio Humberto, foi feita em Palmeiras-BA, em 21.12.2010.
Esta foto esta no WIKIAVES, obteve 190 pontos, foi visualizada até o momento 1.258 vezes.

FILHOTE - NINHO
Foto gentilmente cedida para esta matéria, por Guto Balieiro, foi feita em Palmeiras-BA, em 23,02.2012. esta foto esta no WIKIAVES,
Observação do autor: Um verdadeiro sobrevivente esse filhote, o ninho estava na beira da trilha e alem de enfrentar o vai e vem dos turistas ainda tem que suportar o escaldante sol do sertão da Bahia. 
Fiz a foto com o máximo cuidado, nossa responsabilidade com a natureza deve ser de preservar jamais de incomodar.


FÊMEA ALIMENTANDO FILHOTE

Esta foto foi gentilmente cedida, por Fernando Flores, para esta matéria.
A foto esta no WIKIAVES, e foi feita em Mucugê-BA.
Observação do autor: Foi um momento de muita sorte, ao insistir em fotografar o jovem filhote, der repente e surpreendentemente chega sua mãe e o alimente bem a frente da minha lente. Foi fantástico! 
Na companhia agradabilíssima da minha querida namorada Ana Teresa

MACHO - JOVEM

MACHO

MACHO
Estas 3 ultimas fotos, também foram gentilmente cedidas, por Almir Almeida, que é o autor da primeira linda foto
Fotos feitas no Morro do Pai Inácio, na Chapada Diamantina, município de Lençóis-BA.


BEIJA FLORES DO BRASIL - NUMERO 1

Esta semana no exterior o Blog foi visto na Polinésia Francesa.
No Brasil nas cidade de: Gramado-RS, Florestópolis-PR, Alterosa-MG, Crateus-CE, Feira-Ba e Goianésia-GO.

2 comentários:

  1. Oi Ademir, difícil é tirar os olhos da imagem desse lindo beija-flor, quanta beleza... esses bichinhos me encantam, obrigada por compartilhar.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Olá Ademir! Que lindas fotos! O que me impressiona é a velocidade que batem as asas e as cores que são tão lindas! Que interessante este comportamento da fêmea de puxar o cabelo rs... adorei! Sucesso! Um abraço!
    sweetbulunga.blogspot.pt

    ResponderExcluir