terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Paloma de Farias Portela




O trabalho da ilustradora Paloma de Farias Portela, traduzem com tamanha perfeição, que é como se você estive vivendo o contexto, ou tivesse presenciado a cena, o momento.
Mãos que entram em sintonia, com a chegada de uma ave numa arvore, o desabrochar de uma flor, uma água que corre entre as pedras, abrindo caminho, assim poderia definir seu trabalho.
Tem gente que transforma os pinceis, lápis, em maquina fotográfica.
Fazer o que gosta. Isto faz a diferença.
Não conheço a Paloma, pessoalmente, mas seu trabalho fala por si.
Tem gente que passa ao largo, ao canto de pássaro, ao perfume de uma flor, ao orvalho deixadas nas plantas.
Alguns de seus trabalhos mostrados aqui, irão corroborar o que estou dizendo.



ARAÇARI-POCA





Paloma de Farias Portela, carioca, ilustradora e formada em de Letras pela USP.
A observação continua das aves e natureza,  fez dela uma artista com um olhar apurado, conseguindo captar cada detalhe, sutileza.
Olhar todos olham, mas poucos conseguem, entender a magia e colocar no papel, na tela, como se a própria natureza se transpusesse. Assim é ela.
Aos seis anos, junto com a família, trocou a Cidade Maravilhosa por Embu das Artes, pacata cidade da Grande São Paulo. Foram residir em uma chácara, o que contribuiu para maior aproximação da avifauna local, residindo até hoje na mesma região.
Aos dez anos iniciou seus trabalhos artísticos com a pintura em seda. Mais adiante, aos dezenove, conheceu a ilustração científica de aves, o que lhe permitiu hoje ilustrar estas belezas naturais, acrescentando à técnica da tinta em seda a do lápis de cor.
Há sete anos como desenhista autodidata tem participado como ilustradora em vários empreendimentos como Projeto Tangará, Placas de sinalização e proteção aos animais silvestres em parte da Avenida Sete de Setembro, em Embu das Artes, Agendas 21 em Embu e regiões próximas nos anos de 2005, 2006 e 2008, e outros.
Atualmente atua também na área de educação ambiental, safáris ecológicos e capacitação de guias e monitores ambientais, desenvolvendo seu potencial artístico em materiais e outros projetos.




MATA ATLÂNTICA
A foto abaixo abaixo, é a mesma de cima.
Apenas fiz a aproximação, para mostrar a riqueza dos detalhes e até onde vai a sensibilidade da artista. As folhas secas, manchadas das bromélias, o musgo, líquens  os pés da aves no tronco, etc.


CHOROZINHO-DE-BICO-COMPRIDO



SAÍRA-MILITAR E TILANDSIA STRICTA


UIRAPURU-VERDADEIRO


ZYGOPETALUM MAXILLARI



Para conhecer melhor, acompanhe suas exposições, tive o prazer de conhecer seu trabalho no AVISTARBRASIL2012, no Parque Villa-Lobos em São Paulo.

Esta semana no exterior, o Blog foi visto em Moldávia.
No Brasil em: Aracaju-SE, Cupira-PE, Guarulhos-SP, Ipojuca-PE, Jaconinia-BA  e Joaçaba-SC.



2 comentários: