sexta-feira, 10 de maio de 2013

Palmeira-que-anda

Socratea exorrhiza (Mart.) H. Wendl.

Nomes populares:  Palmeira-que-anda, paxiúba, paxiubinha, castiçal.

Local das fotos:
Sitio Roberto Burle Marx
Barra de Guaratiba
Rio de Janeiro-RJ.

Carateristicas gerais: Caule solitário, ereto, liso, de 10-20 m de altura e 10-18 cm de diâmetro, com palmito liso no topo e sustentado por cone de cerca de 25 raízes aéreas espinescentes e largamente espaçadas na base. Folhas pinadas, plumosas, em pequeno numero (cerca de 7 contemporâneas); bainha tubular de 1,0-1,5 m e pecíolo de 20-40 cm de comprimento; raque de 1,5-2,8 cm de comprimento; pinas em numero de 15-25 de cada lado da raque; assimétricas, cuneadas, as da porção mediana de 40-90 cm de comprimento, partidas até a base em vários segmentos de ponta pêndula. Inflorescencias interfoliares e eretas quando em botão, infrafoliares e pêndulas na floração, ramificadas com até 17 raquilas primárias de 30-40 cm de comprimento com 3-5 brácteas pedunculares de até 60 cm de comprimento. Flores unissexuais  de ambos os sexos na mesma inflorescencia, dispostas em tríades, pares ou solitárias. Frutos em epicarpo que se parte irregularmente na maturação.

Habitat: Acre, Amapá, Amazonas, Para e Maranhão, na floresta periodicamente inundada e também em terra firme, sempre próximo de rios e córregos. também na América Central e norte e América do Sul.

Utilidade: Os caules são rachados e sua parte externa, na forma de pranchas, é largamente utilizadas em construções como assoalhos e paredes. A planta é muito ornamental e possui potencial para cultivo no paisagismo.

Produção de mudas: Frutificação abundante no inverno. Um  kg de frutos contém cerca de 320 unidades, cujas sementes germinam em 4-6 meses.
Citação: Palmeiras Brasileiras e Exóticas cultivadas - Harri Lorenzi, Hermes M;de Souza, Luiz Sérgio C. de Cerqueira, Judas Tadeu de M.Costa e Evandro Ferreira


Fiz esta sequência de fotos no Sitio Roberto Burle Marx, Barra da Guaratiba, Rio de Janeiro-RJ. Vejam as raízes aéreas.


Copa da palmeira.


Frutos.


Fiz esta foto bem aproximada para mostrar as raízes aéreas. dai seu nome popular, Palmeira-que-anda. Algumas raízes secam outras nascem, e com o tempo ela muda de lugar.


Palmeiras do Brasil - Numero 2
Palmeiras do Rio de Janeiro - Numero 1

Um comentário: