segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Saí-andorinha

Tersina viridis 
15 cm

MACHO - ADULTO
Foto que fiz em Arceburgo-MG, na Fazenda Cascatinha
S 21º 18' 20.85", W 46º 55' 43.94"

De ocorrência ampla, mas nômade, em áreas abertas com árvores e em borda de mata e cerradão; parece deslocar-se seguindo a frutificação de certas plantas. Inconfundível pela silhueta e colorido intenso. Bico largo e chato; em voo lembra uma andorinha. O macho é azul turquesa com face e gargantas pretas, constantes.; flancos barrados de preto, meio da barriga branco. A femea é verde-viva, meio da barriga e do peito amarelado, com barrado escuro nos flancos (ausente de outras saíras verdes parecidas); o macho jovem semelhante, mas com manchas azuis irregulares, que com o tempo vão ficando mais extensas. Sociável, vive em bandos em que sempre há mais aves de plumagem verde. ´E fácil de detectar. Costuma pousar em locais altos e expostos (galhos ou mesmo fiação), dai levanta voo para capturar insetos no ar; também come frutos e pode até mesmo aparecer em árvores frutificando no ambiente urbano, em praças e ruas arborizadas. Aninha em buracos em troncos ou em barrancos. Chamado, um "tzip" muito agudo caracteristico.
Citação: Aves do Brasil - John A. Gwynne, Robert S.Ridgely, Guy Todor e Martha Argel.

FEMEA - ADULTO 
Foto que fiz no Parque Ambiental aqui em Arceburgo-MG.

Etimologia: Tersina - do francês la Tersine, nome dado a esta ave por Buffon, em 1770, diminutivo do latim tersus = maravilhoso, lustroso, polido, esmerado, limpo;
viridis - do latim viridis = verde.
Citação: Aves Brasileiras - Johan, Christian Dalgas Frisch.

MACHO - ADULTO
Foto que fiz em Arceburgo-MG, na Chácara do Tartino Faria; Esta foto foi publicada na Revista Natureza, Edição especial de 25 anos.

FEMEA -ADULTO
Foto que fiz no Parque Ambiental, aqui a ave esta alimentando com frutos da árvore Tapiá.
Tapiá
Alchornea iricurana Casar.
Árvore brasileira, de 10-20 mts, de Mata Atlântica, faz parte do nosso Bioma.
É visitada por várias espécies de pássaros.

AVES DE ARCEBURGO-MG - NÚMERO 15

Esta semana no exterior o Blog foi visto na India.
No Brasil nas cidades de: Senges-PR,  São Sebastião do Paraiso-MG, São José do Rio Preto-SP e Santo Antonio da Platina-PR.

Um comentário: