sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Boto-cinza

Sotalia guianensis


Familia: Delphinidae
Hábito: Costeiro e estuarino
Tamanho: Recém-nascidos: 0,9 m;
Adultos: 1,5 a 2,1 m
Peso: até 120 kg
Idade: aproximadamente 30 anos
Status de conservação: dados deficientes (IBAMA 2001)
Distribuição: Áreas protegidas como estuários e enseadas, distribuídos desde Honduras, na América Central, até Santa Catarina, no sul do Brasil.

O boto-cinza, não importa com a presença humana, aqui eles nadam perto da bióloga Mariana. Fiz esta sequencia de fotos no Lagamar, estavamos indo de Iguapé para a Ilha do Cardoso, com fotos mostrando várias situações do ambiente de proteção.

Coloração: O recém-nascido possui coloração predominantemente rosada, escurecendo a medida em que crescem. O adulto é cinza escuro no dorso e laterais, possuindo o ventre claro.
Estrutura social: No Lagamar, o boto-cinza geralmente nada em pequenos grupos de 2 a 3 individuos, podendo se juntar temporariamente em grupos maiores (acima de 4 indivíduos) para pescar ou se deslocar. Individuos solitários podem ser avistados mais raramente.


Alimentação: O boto-cinza passa a maior parte do seu tempo se alimentando. A base da sua dieta são peixes, lulas e camarões.
Comportamento: Pesca: São capazes de elaborar complexas estratégias de pesca.
Cuidado parental: Forte vinculo entre mãe e filhote. Outros adultos também podem cuidar de filhotes, protegendo-os de possiveis riscos.

Descanso: O boto-cinza, assim como os outros cetáceos, não dorme, e sim descansa permanecendo com o corpo parcialmente na superficie por curtos intervalos de tempo ao longo do dia.
Citação: Projeto Boto-Cinza/IPeC - Folheto educativo


Foto Museu de Iguape-SP.

BICHOS - NUMERO 8

Nenhum comentário:

Postar um comentário