quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Arceburgo - Minas Gerais

1958

Coincidencias.

Eu estava no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, fazendo fotos, pesquisando. Começou a chover.
Dirigi-me até a Biblioteca, fiquei perdido no meio de tanta literatura. Naquela imensidão, o primeiro livro que peguei era este.


O Brasil tem 5.564 municípios. O Estado com maior numero é Minas Gerais, com 853. Arceburgo é um deles e esta entre os menores municípios de Minas Gerais.



Jardim da Matriz, um belo traçado para a época.



Jardim da Matriz, hoje, tive o prazer de fazer sua revitalização em 2003.



Área, altitude, coordenadas geográficas.



Nesta época 75,11 da população estava na zona rural. O numero de homens e mulheres eram muito próximos.



Nesta época a cidade tinha 2 cinemas.
Quem forneceu estes dados foi meu tio Alvino Carosia,que era  Agente de Estatística do IBGE.



De mais de 7.000 habitantes, somente 2.681 sabiam ler e escrever.
A cidade tinha duas Bibliotecas com 1.427 volumes.



Avenida da saudade, na minha infância, me lembro dos pintassilgos cantando nestes chorões.
Após longa ausência hoje surgem alguns pela cidade, como este que fotografei, perto deste local.



Um comentário:

  1. Boa Noite Ademir.

    Para mim que não conhece sua Cidade, acredito que ela seria entre as muitas pequenas e desconhecidas se não fosse a divulgação e a realização do seu exemplo de trabalho. Graças a tudo isso que ela se tornou grande, vista e admirada não somente por nós brasileiros, mas também no exterior.
    Você seria a pessoa ideal para administrar tantas Cidades por este imenso Brasil que vive abandonas e esquecidas pelos Poderes Públicos, necessitando de quem trabalha com tamanha fidelidade, perseverança e muito amor.

    Toda vez que passo de uma postagem para outra no seu blog, sempre fico surpresa com o seu jeito e forma que trabalhou....coletivo e em Comunidade.
    Você promoveu um verdadeiro conjunto de bons hábitos e comprometimento com as pessoas para que elas pudesse ter uma cidade melhor.
    Você uniu TRABALHO - EDUCAÇÃO - CULTURA – LASER .... enfim tudo que você fez e dedicou em tão pouco tempo jamais será esquecido entre as pessoas e os meios de Comunicação.
    Se sua Cidade hoje tem esta repercussão toda, foi graças a você, porque para mim ARCEBURGO, se resume em: MEIO AMBIENTE/SUSTENTABILIDADE e ADEMIR CAROSIA

    Parabéns! Tudo que você fez sirva de exemplo para outras pessoas, mas também em especial para quem administra hoje e administrará futuramente ARCEBURBO, para que ela nunca perca o destaque que já teve e o título de Cidade dos Beija-flores.

    Beijos ❤.....
    Que DEUS lhe abençoe grandemente.

    ResponderExcluir