sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Hugo Eiras Furquim Werneck


Presidente do Centro para Conservação da Natureza em Minas Gerais.

Borboletas e Mariposas
Pranchas

Eduardo Parentoni Brettas - Ilustrações
Fernando Correia Campos Neto e Luiz Soledade Otero - Textos
Cyro José Soares - Projeto Gráfico

Jardim das Borboletas

FUNDAÇÃO ZOO-BOTÂNICA DE BELO HORIZONTE
Fevereiro-2000


CAPA


PRANCHAS




Existem pessoas que passam pela nossa vida por tão pouco tempo, mas mesmo assim deixam marcas profundas. Comigo aconteceu isto em relação ao Professor Hugo Werneck.


Eu estava em Poços de Caldas/MG, para reunião do Comitê dos afluentes dos Rios Mogi e Pardo. Eis que lá na frente um senhor dirigiu-se a plateia e falou se tinha algum prefeito, ou secretário de meio ambiente na reunião. Minha amiga secretária do comitê, citou o meu nome e ele chamou-me a frente. Ali o conheci, ele entregou-me o material citado acima e que abaixo mostrarei fotos. BORBOLETAS E MARIPOSAS. Entregou-me e disse que era para trabalhar com as Borboletas em minha cidade. Coincidências, eu que já estava trabalhando com beija-flores, e neste dia, por mais um capricho da Natureza estava iniciando o trabalho com Borboletas; no mesmo dia em que recebia este material, deixei minha equipe plantando 60 flamboianzinhos na entrada de Arceburgo-MG. O tempo passou, o projeto Borboletário ao céu aberto, livres, tomou corpo. Aí enviei para o professor o primeiro material com fotos.

Certa noite, tocou o telefone na minha casa, era o professor. Falamos por mais de meia hora. Ele elogiou muito meu pequenino projeto e num determinado momento, simpaticamente, passou o telefone a sua esposa que também nos elogiou. Fiquei muito emocionado com os dois, minha esposa estava ao meu lado. Queria ter gravado esta conversa na qual ele mais falou, e só coisas belas, sabedoria. Uma delas guardei:
Ele disse-me que enquanto conversávamos naquela hora da noite, em vários pontos lagartas procuravam calmamente um local para se instalarem, e ali transformar em casulo, depois nas lindas borboletas. A metamorfose. "As borboletas fazem isto uma vez". E nós Ademir, dizia ele, podemos fazer a metamorfose todo instante da nossa vida. 
Jamais esquecerei. Que Deus o tenha.

EU E O PROFESSOR HUGO WERNECK - POÇOS DE CALDAS/MG


BORBOLETAS DE ARCEBURGO -  Eunica bechina ( Lep., Nymphalidae ).


ACASALAMENTO DAS BORBOLETAS


FLAMBOIANZINHOS QUE PLANTAMOS NA ENTRADA DE ARCEBURGO CITADOS ACIMA


Plantamos das três cores,  as outras duas cores são mais comuns, esta eu introduzi na cidade.

Esta semana no exterior o Blog foi visto na Suiça, Turquia e Nigéria.




Um comentário:

  1. Ademir, gosto da forma como você se expressa, com poucas palavras transite firmeza, são diretas e verdadeiras. Neste seu texto estou entendo perfeitamente o que você está querendo dizer.
    No nosso ciclo de amizades temos por muitas vezes que escolher quem ficam como amigo(a), os verdadeiros ficam pra sempre, outros por motivos e por razões, temos que dissolverem da nossa relação, do nosso convívio. E muitos tantos passam tão rapidamente em nossas vidas e deixam marcas...estes não ficam pra sempre e nem precisamos dissolverem, porque foram breves, passageiros, não houve tempo... e a eles que DEUS o tenham!
    É o caso do Professor Hugo Werneck, neste encontro tão rápido e que foi marcado com mais um capricho da Natureza (Borboletas), nos jardins que construístes, ou outros por aí, terás elas sempre constantes de flor em for, ou incansável bailando no ar, verás muitas e lembre sempre dele com carinho, da forma como você o qualificou.

    Na vida da gente sempre passará alguém e ficará uma lembrança ou uma saudade, e quando esta relacionada a Natureza tudo se torna grandioso, exuberante, inesquecível.... seja no despertar do sol, no cantar dos pássaros, nas flores e seu perfume, nas folhas mesmo secas pelo chão ou aquelas que balançam alegremente em seus galhos, nas sombras das arvores, no vento, no cair da chuva..... no que podemos enxergar e sentir porque a natureza é infinita, enfim ficará também guardadinho no coração ❤, pra sempre!

    ResponderExcluir