quarta-feira, 7 de maio de 2014

Cachoeira Casca D'anta parte alta

Situada no Parque Nacional da Serra da Canastra.
São Roque de Minas - Minas Gerais - Brasil -

Coordenadas geográficas
S 20º 17' 56.44", W 46º 31' 22.09"
Bioma predominante: Cerrado.


Daqui da parte alta, ela continua seu curso até desaguar na parte baixa numa queda de 186 metros. O Rio São Francisco segue seu curso e ira banhar 503 cidades, a primeira é Vargem Bonita-MG.





Na parte de cima da Casca d'Anta encontramos o Rio São Francisco calmo e com um refrescante poço ótimo para banho. Logo em seguida a primeira queda surge, muito bonita com um grande poço, não indicado para banho, pois oferece riscos. Em seguida, as águas seguem em direção a um canion rochoso, até despencar de uma altura de 160m de queda livre.
Na parte de cima, existe um mirante de onde se pode observar muito pouco da grande queda, porém vale a pena ver o lindo visual das corredeiras do Velho Chico e o Vale da Canastra.
Para os aventureiros, existe uma trilha ingrime que leva à base da cachoeira, indicada para pessoas acostumadas a esse tipo de caminhada
(aproximadamente 2h de descida e 3h para subida).
O local disponibiliza banheiros aos visitantes.
O principal acesso de carro é feito pela portaria 1, próximo à área urbana do município de São Roque de Minas. São 37km de estrada de terra: siga pela estrada principal e entre à esquerda na bifurcação, aproximadamente depois de 28km.



O principal acesso de carro é feito pelo Distrito de São José do Barreiro. Para quem parte de São Roque de Minas (40km) ou Vargem Bonita, siga em direção ao Distrito de São José do Barreiro e, após passar o distrito, continue por mais 5km.


Trilha da Casca d´Anta - parte baixa e alta:
A trilha tem apenas 5km, mas é muito ingrime e exige muita atenção e preparo físico. Para quem parte de baixo, a trilha começa à esquerda do quiosque de palha e é bem marcada. Para quem pretende fazer a trilha, deve começar a caminhada pela parte de baixo, mas procure ir em horários com sol mais moderado, pois a trilha é bem aberta.
Fonte:www.serradacanastrapousadas.com.br





Nos limites do Parque Nacional da Serra da Canastra, onde nasce, o rio São Francisco percorre cerca de 14km até atingir a escarpa da Serra da Canastra, onde forma sua primeira cachoeira, a Casca D'Anta. O nome Casca D'Anta vem de uma espécie de árvore conhecida popularmente como Casca de Anta Drymis brasiliensis que antigamente ocorria nas proximidades da cachoeira.






CACHOEIRAS DE MINAS GERAIS - NUMERO 2
CACHOEIRAS DO BRASIL - NUMER02

3 comentários:

  1. Belíssima! Maravilhosa essa cachoeira!!! Cada imagem dessa aumenta minha vontade de conhecer Minas :)

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Amanda, farei outras postagens. venha sim quando puder. Acompanho vcs aqui na região.abs

      Excluir
  2. Ademir Carosia, você esta de parabens por difundir as belezas do seu Estado. Estou encantada com as águas de Minas!!! - Que bom para a pessoa ou a Comunidade que aderiu ao ecoturismo deste local, e mais uma forma de preservar.

    ResponderExcluir