segunda-feira, 7 de julho de 2014

Jequitibá-rosa

Cariniana legalis (Mart.) Kuntze


Família Lecythidaceae

Nomes populares - Jequitibá-rosa, jequitibá-vermelho, jequitibá-cedro, jequitibá-de-agulheiro, estopa, jequitibá-grande, pau-caixão, pau-carga, jequitibá-branco, congolo-de-porco, caixão.

Sinonima botânica - Cariniana brasillensis Casar.. Couratari legalis Mart.


Série Jequitibás
"O Patriarca"
Parque Estadual Vassununga
Santa Rita do Passa Quatro-SP.

Caracteristicas morfólogicas - Altura de 30-50 m, com tronco de 70-100 cm de diâmetro. Folhas membranáceas, glabras, de 4-7 cm de comprimento por 2,0-4,0 cm e largura. É uma das maiores árvores da flora brasileira.  Flores pequenas de cor creme. Fruto pixídio lenhoso.

Ocorrência - Espirito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso do Sul, tanto na floresta pluvial atlântica como na latifoliada semidecídua da bacia do Paraná.

Madeira - Leve (densidade 0,53 g/cm³), macia ao corte, grã direita, textura média, de baixa resitencia ao ataque de organismos xilogafos, quando exposta em condições adversas.  




Utilidade - A madeira é própria para construção civil, obras internas, para contraplacados, folhas faqueadas, moveis, para confecção de brinquedos, salto de calçados, lápis, cabos de vassouras, etc. A árvore é exuberante e muito ornamental, podendo ser empregadas no paisagismo de parques e praças publicas. Esta árvore é tão monumental e admirada que emprestou seu nome a cidades, ruas, palácios, parques, etc. Com planta tolerante à luz direta é excelente para plantios mistos.


Informações ecológicas - Planta semidecídua, heliofica ou esciofita, caracteristica da floresta latifoliada semidecídua. Apresenta dispersão bastante irregular e descontinua, ocorrendo em alta densidade em determinadas áreas e faltando completamente em outras. Ocorre principalmente no interior no interior da floresta primaria densa, onde ocupa o dossel superior; entretanto tolera ambientes abertos.


Fenologia - Floresce durante os meses de dezembro-fevereiro. A maturação dos frutos verifica-se no período agosto-setembro.

Obtenção de sementes - Colher os frutos diretamente da árvore quando os primeiros iniciarem a abertura a abertura espontânea. Em seguida leva-los ao sol para completar a abertura e liberação das sementes. Um quilograma contém aproximadamente 22.470 sementes.


Produção de mudas - Colocar as sementes para germinar, logo que colhidas e sem nenhum tratamento, em canteiros semi-sombreados ou diretamente em recipientes individuais, contendo substrato organo-argiloso. A emergência ocorre em 12-20 dias e geralmente a 50% com sementes novas.
Citação: Árvores Brasileiras - Volume 01 - Harri Lorenzi.

Nota do Blog

Informações da árvore em placa mo Parque:
Diâmetro - 4 metros
Altura - 40 metros.
Especie ameaçada de extinção - Categoria vulnerável.
Polinizada por abelhas
Para abraça-la precisa de cerca de 12 pessoas
Especie de vida longa, podendo atingir mais de 500 anos

Placa anterior, a de cima, e que esta meio escondida...dizia...
que a árvore tem 11,5 m de circunferência, e que a arvore já tinha mais de 2.500 anos, quando Cabral chegou ao Brasil.

Fiz esta fotos ontem, 06.07.2014



COORDENADAS GEOGRÁFICAS DO JEQUITIBÁ
S 21º 43' 20.61", W 47º 35' 48.09"
BIOMA PREDOMINANTE: MATA ATLÂNTICA














Um comentário:

  1. Boa Tarde Ademir
    As arvores nos demonstram resistência. De uma simples sementinha forma-se pequeninas ou majestosas, todas sofrem com a ação hoje do homem. Quando não é fogo, é derrubada ou corte ilegal, estes atos não deveriam mais acontecer, porque pelo tamanho do Brasil o que resta de nossas floresta é pouco...desproporcional, precisamos lutar pelas nossas matas, nosso verde esta se desbotando todos os anos.

    Fique com Deus.

    ResponderExcluir