quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Educação ambiental - Visita de Escola de Mococa - São Paulo

Série Educação ambiental

Escola de Mococa - SP

Era com muito prazer que recebíamos visita de escolas. Para mim era dia de festa, alegria. Transmitir conhecimento, ensinar o amor para com a Natureza, dai vem a preservação.

As fotos abaixo falam  por si.


Aqui falo aos alunos sobre as borboletas, mostro fotos  que fiz nos nossos projetos. No espaço da Secretaria de Meio ambiente, construímos um borboletário aberto, ou seja um jardim das borboletas. Na parede aparece banner explicativo.


Borboleta que fotografei no referido projeto


Aqui mostro para os alunos o Pio das Aves, apito que era usado por caçadores para atrair aves...hoje usamos para avistar aves, identificar, conhecer, preservar. Na minha sala observam aos fundos coleção de ovos de aves, penas a esquerda.Na direita aguas de rios com material explicativo.


Criação de larvas para alimentar pássaros...observem o olhar atento das crianças.


Apito, Pio das Aves.


De um a um para não ter brigas...rs...todos sopraram os apitos.


Responder perguntas...nome das árvores, utilidade, importância.




Aqui ficaram atentos diante do minhocário, falava para eles da importância das minhocas que fazem seus tuneis, por onde as aguas escoam...além da produção de humus. Um adubo orgânico perfeito. Aproveitava a ocasião para que eles perdessem o medo das amigas minhoquinhas, aqui eles observam.

2 comentários:

  1. Ademir Carosia, é isto que chamo de Educação.
    Na pratica a criançada se interage melhor e jamais irão esquecer o que você falou e demonstrou a elas. Tenho absoluta certeza que qualquer uma destas crianças, se alguém perguntarem a elas hoje, sobre este dia de aula, irão se lembrar dos seus ensinamentos.
    São atitudes como esta que devem serem implantas para que as nossas crianças tenham mais amor a natureza, e com isso tornando nosso planeta mais sustentável hoje e sempre.
    Parabéns Mestre!!!

    ResponderExcluir
  2. O seu pensamento vai de encontro com o meu ! Parabéns pelas atitudes em ensinar e ampliar o horizonte de muitas pessoas .Eu te admiro mt por isso , continue assim! Waltraud

    ResponderExcluir