segunda-feira, 15 de setembro de 2014

1ª Cidade banhada pelo Rio São Francisco

Vargem Bonita - Minas Gerais

Cidades da Serra da Canastra

Série Serra da Canastra


 Localizada próxima do Parque da Serra da Canastra, a cidade dá acesso à principal cachoeira do parque, a Casca D'Anta. Conhecida por ser a primeira queda do Rio São Francisco, a cachoeira chega a ter queda livre aproximada de 160m, a terceira maior do Brasil.



Outro grande atrativo é o próprio Rio São Francisco que possui várias corredeiras de águas cristalinas e praias às suas margens. (um convite ao banho).
O artesanato da região também é outro atrativo que pode ser encontrado
em uma simpática loja no centro da cidade (Baú das Lendas).

Numero de habitantes 2.300.

Área:   410,384 km²

Altitude média 1.00 mts

Limites: .
Piumhi MG

Clima Sub tropical

Citação:www.serradacanastrapousadas.com.br/vargembonita.html



Paisagem da região.

Histórico

Até o inicio dos anos 40, na região do Vale, além do distrito de São José do Barreiro, pertencente ao município de São Roque de Minas, e à margem do Rio São Francisco, existia uma Fazenda chamada Várzea (nome que se da às regiões que margeiam rios). E segundo os contadores de "causo" da região, a fazenda foi certa vez elogiada por um amigo do proprietário, com a expressão: "mas que vargem bonita" (vargem=várzea). A expressão, apreciada pelo proprietário, deu origem então ao nome com o qual a Fazenda foi registrada: Vargem Bonita.
Com a descoberta de que este solo abrigava minas de diamantes, grande numero de garimpeiros, foram atraídos para a região do Vale da Canastra. Formou-se então na Fazenda, a Vila de Vargem Bonita, que na época pertencia ao município de São Roque de Minas.
São José do Barreiro, e Vargem Bonita, após a proibição do garimpo de  diamante no ano de 1994, passou a ver no ecoturismo o seu novo diamante.
Atualmente no Vale da Canastra, encontramos pousadas urbanas e rurais, restaurantes, campings, centro de aventuras e agencias de ecoturismo e lojas de artesanato.
Citação.Vale da Canastra - Serra da Canastra - MG.


Ponte de acesso à cidade.

Para saber mais sobre a região leia no Blog.

Pesquisar

Cachoeira Casca D'Anta parte alta

Nenhum comentário:

Postar um comentário