sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Bosque dos Passaros

Praças e Áreas Verdes de Arceburgo - Minas Gerais



Foto de minha autoria no Bosque dos Pássaros.

Área total 4.730 m²

PROJETO EXECUTADO EM OUTUBRO DE 2007


Quando você sai de Arceburgo com destino ao Estado de São Paulo, a direita do trevo existe este o espaço que faz parte do domínio do DER. Na época quando fiz este projeto, estando a frente da Secretária de Meio Ambiente, entrei em contato com o referido órgão, para pedir autorização e também para saber as normas de recuo do projeto, bem como as normas de proteção os veículos que por ali trafegam. O local era mal cuidado, abandonado, ficamos por um bom tempo tirando lixo, sacolas plásticas...até deixar pronto para o plantio.

ANTES

PREPARAÇÃO

Quando idealizei este projeto, pensei em vários benefícios. Embelezamento da entrada da cidade e consequentemente da rodovia, refugio e alimento para os pássaros, qualidade de vida para a população da cidade, proteção das especies aqui plantadas (algumas em risco de extinção) local para estudo das árvores, observação de aves, coleta de sementes...
Outro problema que foi sanado com este projeto. As águas das chuvas paravam em frente as residencias do entorno (local de pouco escoamento), deixando barro, lama na frente as mesmas. Agora com as arvores, infiltração no solo, isto não ocorre mais.



DADOS DO PROJETO
240 árvores
90 especies, todas brasileiras, algumas em risco de extinção
Algumas especies bem ameaçadas aqui plantadas.
Árvore-do-assovio(Schinus polygama (Cav.) Cabr.), Pacová-de-macaco(Swartzia langsdorfii Raddi), Amburana(Amburana cearensis) Guabiju( Myrcianthes pungens) Araça-una(Psidium sp.)...


As árvores já formaram, estão altas, dão frutos o espaço já fechou, sombra, flores, frutos, dispersão de sementes.


Eritrina-candelabro ou Mulungu-do-litoral( Erythrina speciosa),dele plantamos 60 mudas.
Neste espaço várias especies de aves podem ser avistadas: sabias, saíras,sebinhos, tucanos, bem-te-vis, beija-flores, sanhaços...
Neste espaço já tivemos algumas matérias da EPTV Sul de Minas




Aqui o tesourão, além de alimentar-se com o néctar da Eritrina-candelabro ou Mulungu-do-litoral( Erythrina speciosa),, também resolveu chocar...que bom. 
Foto da minha filha Marilia.


NOTA
Estamos publicando junto com esta série, o total anterior das áreas verdes anteriores mais a soma deste projeto. A ideia é mostrar o numero de áreas verdes que construímos.
A ONU recomenda 12 m² por morador, iremos levantar estes dados, porém, podemos afirmar que algo significativo, fizemos por aqui.

PRAÇAS E ÁREAS VERDES DE ARCEBURGO - NUMERO 8

TOTAL DA ÁREA VERDE
ANTERIOR.......    33.759 m²
ESTE PROJETO    4.730 M²
TOTAL.............    38.489 M²

AÇÃO EM PROL DAS AVES - NUMERO





Um comentário:

  1. Boa Noite Ademir,

    Se observarem tudo que você fez, verás e chegarás o dia, em que muitos irão reconhecer que seu trabalho foi e será uma verdadeira obra de arte. As pessoas que presenciaram cada estágio desde a limpeza do terreno, o plantio, o crescimento, poderiam ajudarem a cuidar mais, ou até a plantar mais, não permitirem que outros desfaçam.
    Plantar árvores é plantar vida, e toda vida merece ser cuidada.!

    Que Deus lhe Abençoe.

    ResponderExcluir