sábado, 8 de novembro de 2014

Tiê-sangue

Ramphocelus bresilius (Linnaeus, 1766)

MACHO - ADULTO
Foto de minha autoria, feita em 30.10.2014, no Parque Estadual da Serra do Mar, feita em Ubatuba-SP, Bioma Mata Atlântica. A foto esta no WIKIAVES.

Ave símbolo da Mata Atlântica é uma das mais espetaculares do mundo, o tiê-sangue (Ramphocelus bresilius), também conhecido como sangue-de-boi, tiê-fogo, chau-baêta e tapiranga, é uma ave sul-americana passeriforme da família Thraupidae, reconhecida pela beleza de sua plumagem vermelha.
Seu nome significa: do (grego) rhamphos = bico; e koilos, këlis, kelas = côncavo, marcado; e do (latim) bresilius = referente ao Brasil, brasileiro. ⇒ (Ave) brasileira com bico côncavo..

Características

A plumagem do macho é de um vermelho-vivo, que deu origem ao nome. Parte das asas e da cauda são pretas. A espécie apresenta dimorfismo sexual, sendo a plumagem da fêmea menos vistosa, de cor parda nas partes superiores e marrom-avermelhada nas inferiores.
O macho imaturo é semelhante à fêmea na plumagem, mas o bico é totalmente negro e não pardo. Uma característica importante do gênero Ramphocelus, e que ocorre exclusivamente no sexo masculino, é a calosidade branca reluzente na base da mandíbula.
FEMEA - ADULTO
Foto de minha autoria, feita no Parque Estadual da Serra do Mar,Caraguatatuba-SP, em 01.11.2014. Bioma Mata Atlântica. A foto esta no WIKIAVES,
Essa espécie não é considerada entre as que possuem canto mais bonito. A vocalização de chamada (ou advertência) é muito dura. O canto é um gorjear melodioso e trissilábico, que costuma ser repetido sem pressa. Às vezes, alguns indivíduos vocalizam juntos.
Pesa cerca de 31 gramas e mede 19 centímetros de comprimento.

Subespécies

Possui duas subespécies:
Ramphocelus bresilius bresilius - Dorso vermelho brilhante, sem estrias negras. Na Mata Atlântica, da Paraíba ao sul da Bahia.
Ramphocelus bresilius dorsalis - Dorso de um vermelho mais escuro e estriado. Na Mata Atlântica, do Rio de Janeiro a Santa Catarina.

Alimentação

O tiê-sangue é frugívoro, tendo predileção pelos frutos da Embaúba. Como as árvores do gênero Cecropia são bastante comuns em áreas em recuperação, bem como em locais próximos a cursos ou reservas de água, o tiê-sangue, apesar de não raro ser vítima de contrabando, não se encontra imediatamente ameaçado de extinção.
Alimenta-se também de insetos e vermes. Um fator que beneficiou a manutenção da população do tiê-sangue e de outros thraupídeos no litoral do Sudeste foi a extensiva cultura da banana, que fornece uma rica fonte de alimentação, durante todo o ano, a um grande número de espécies.
Aprecia os frutos da fruta-de-sabiá ou marianeira (Acnistus arborescens)

Reprodução

Autor:Sávio Bruno
Reproduz na primavera e no verão. Chega à maturidade sexual aos 12 meses, mas a soberba plumagem rubro-negra do macho só é adquirida no segundo ano de vida. Constrói o ninho em forma de cesto, que muitas vezes é forrado com materiais do tipo: fibra de palmeira, fibra de sisal, fibra de coco e raiz de capim. A fêmea põe 2 ou 3 ovos verde-azulados lustrosos, com pintas pretas, pesando em média 3 gramas. Apenas a fêmea incuba, no entanto após o nascimento dos filhotes, vários indivíduos alimentam a prole, inclusive machos. Seus ninhos costumam ser parasitados pela espécie vira-bosta (Molothrus bonariensis). As posturas ocorrem de duas a três vezes por temporada, com período de incubação de 13 dias, e os filhotes tornam-se independentes aproximadamente 35 dias após o nascimento.
Durante o acasalamento os machos costumam levantar a cabeça verticalmente, exibindo ao máximo a base reluzente da mandíbula, para assim atrair a fêmea.

Hábitos

Seu comportamento é semelhante ao da pipira-vermelha (Ramphocelus carbo), porém vive mais aos pares do que em pequenos grupos. Costuma frequentar comedouros.
Varia de incomum a localmente comum em capoeiras baixas, bordas de florestas, restingas e plantações, às vezes também em parques e praças de cidades.





FEMEA - ADULTO
Autor:Sávio Bruno

Distribuição Geográfica

Encontrado exclusivamente no Brasil, da Paraíba a Santa Catarina. Varia de incomum a localmente comum em capoeiras baixas, bordas de florestas, restingas e plantações, às vezes também em parques e praças de cidades. Pela ampla área de distribuição e quantidade de indivíduos registrados, essa espécie é considerada como Pouco Preocupante (LC) de extinção na natureza.
Citação:WIKIAVES,

Referências

  • LIMA, Pedro. Aves do Litoral Norte da Bahia. 2006
  • SICK, H. 1997. Ornitologia brasileira. Rio de Janeiro, Ed. Nova Fronteira, 912 p.
  • FRISCH, Johan Dalgas. Aves brasileiras e plantas que as atraem 3ª ed.. Dalgas ecoltec, São Paulo, 2005, p.350.
MACHO - ADULTO
Foto de minha autoria, feita em 30.10.2014, no Parque Estadual da Serra do Mar, feita em Ubatuba-SP, Bioma Mata Atlântica. A foto esta no WIKIAVES.

Neste momento em que o Blog atinge a marca de ter sido visto em 100 países, brindo com vocês, esta postagem, da AVE SIMBOLO DA MATA ATLÂNTICA, e porque não, uma das mais belas aves do Brasil, quiça do mundo.


AVES  - NUMERO 18

Um comentário:

  1. Ademir, que maravilha logo logo, estas visualizações serão preenchidas com as bandeiras dos demais países, porque as pessoas estão se revelando e buscando o quanto a natureza faz parte de nossas vidas e sua importância, assim como encontram também em seu blog um leque de informações que preencherá o que precisam.
    Parabéns, tudo isso são lucros das sementinhas que você planta aqui diariamente!

    Abraço
    Tenha uma ótima semana!

    ResponderExcluir