segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Poços Jorrantes de Cristino Castro-PI

ÁGUA JORRA DOS SUBTERRÂNEOS DO PIAUÍ


A maior riqueza dessa região não aparece na superfície. Ela está escondida debaixo da terra. O Vale do Gurguéia guarda a maior reserva de água subterrânea do Nordeste. É a terceira maior do país, um mar de água doce. Os moradores da região costumam dizer que basta cavar um buraco pra encontrar água. Onde tem água, tem vida, trabalho e prosperidade.Até parece miragem. Em pleno semiárido nordestino, onde a maior parte da população sofre com a estiagem, a água brota da terra com tanta força que chega a atingir 20 metros de altura. A água sai do poço quentinha, a 36°C.
Citação:Globo Repórter



PIAUÍ - POÇOS JORRANTES DESPERDIÇAM ÁGUA HÁ MAIS DE 35 ANOS

Belezas naturais ficam em Cristino Castro e Alvorada do Gurguéia, mas não têm aproveitamento
É em meio a um cenário seco, ríspido, onde milhares de pessoas passam necessidades com a falta de água que se concentra uma das maiores belezas do estado: os poços jorrantes de Cristino Castro e Alvorada do Gurguéia.
E a beleza seria maior se não fosse o contraste que faz tanta água, desperdiçada, com a escassez do líquido na região.
A reportagem do 180graus esteve na cidade de Alvorada do Gurguéia  mais precisamente no poço Violeta, uma das grandes atrações do município, que atrai vários turistas ao local.
Nos momentos de maior pressão da água, ele chega a jorrar até 60 metros de altura.
O poço fica numa propriedade privada. O proprietário, aproveita a beleza natural para faturar. Cobra a entrada na piscina, que foi feita usando a água do poço e oferece almoço e lanche em um restaurante.
Ao longo dos anos, os poços jorrantes já foram alvos de muitas denúncias e cobranças junto ao governo do estado, mas ainda não foi feito nenhum projeto para a utilização da água.
Os moradores da região afirmam que com um pouco de estrutura do governo, daria para fazer muitas coisas, como por exemplo, o cultivo de legumes e frutas, por meio de hortas. Para eles, é mais que chegada a hora da execução de um projeto que viabilize a utilização da água que jorra dos poços.
Em toda a região do Gurguéia são 400 poços, que há mais de 35 anos jorram água todos os dias sem parar. Alguns até têm controle de vazão, mas a maioria não tem, derramam água sem nenhum aproveitamento econômico.
As fotos abaixo, mostram a riqueza de água que é desperdiçada, que vai embora sem que seja aproveitada.


www.diassislira.com.br/.../piaui-pocos-jorrantes-desperdicam-agua.html

Agradeço a minha amiga, Simonny Ribeiro, professora, e que mora na cidade de São Francisco do Piauí-PI, ela falou-me sobre este lugar; até então nunca tinha visto falar. Agradeço também pelas fotos. Compartilho com os leitores do Blog. É uma beleza natural, ao mesmo tempo deveria criar-se uma infra-estrutura de reaproveitamento e ou canalização desta água.








2 comentários:

  1. Nossos Governantes impõe muitos obstáculos e não acham meios eficientes onde esta região castigada tem grande potencial e não se resume em falta de água... mas sim em solução. Esperamos que um dia quem sabe, o sofrimento deste povo minimize ou acabe.

    Boa noite

    ResponderExcluir
  2. È triste ver esta realidade, e não solucionar o problema.

    ResponderExcluir