sábado, 14 de março de 2015

Cereja-do-rio-grande

Eugenia involucrata DC.



Familia Myrtaceae

Nomes populares - cerejeira, cerejeira-do-mato, cereja, araçazeiro, cerejeira-da-terra, cereja-do-rio-grande.

Caracteristicas morfologigas - Altura de 5-8 m (10-15 na mata), dotada de copa arredondada.Tronco ereto e mais ou menos cilíndrico de 30-40 cm de diâmetro, com casca lisa e descamante.Folhas simples, glabras, de 5-9 cm de comprimento. Flores solitárias, axilares, longo-pedunculadas, de cor branca. Fruta drupa, piriforme, glabra e brilhante. coroada pelo cálice persistente, de cor vermelha ou vinácea-escura, com polpa carnosa, adocicada e comestível, contendo 1-3 sementes.

Ocorrência - Minas Gerais ao Rio Grande do Sul, principalmente na floresta semidecídua de altitude.

Madeira - Moderadamente pesada, compacta, elástica, muito resistente, de boa durabilidade natural.

Utilidade - A madeira é empregada para confecção de cabos de machado e outras ferramentas agrícolas e, para lenha e carvão. A árvore é extremamente ornamental e pode ser utilizada no paisagismo, principalmente na arborização de ruas estreitas e sob redes elétricas. Seus frutos são comestíveis e muito saborosos, aproveitados para confecção de doces, geleias, licores e também para consumo in natura. É amplamente cultivada em pomares domésticos de toda região sul do país. São avidamente consumidos pela avifauna.



Informações ecológicas - Planta decídua, heliófita, seletiva higrofita, caracteristicas das florestas semidecíduas. Pode também ser encontrada em menor frequência na mata pluvial atlântica e na mata de pinhais. Ocorre sempre em baixíssima frequência, principalmente em associações secundárias.

Fenologia - Floresce durante os meses de setembro-novembro junto com o surgimento de nova folhagem. Os frutos amadurecem em outubro-dezembro.

Obtenção de sementes - Colher os frutos diretamente da árvore quando iniciarem a queda expontanea , ou recolhe-las no chão após a queda. Em seguida despolpa-los manualmente em agua corrente dentro de uma peneira. Após separação das sementes deixar secar a sombra. Um quilo de sementes contem cerca de 7.500 unidades.



Produção de mudas - Colocar as sementes para germinação, logo que colhidas em canteiros ou diretamente em recipientes individuais contendo substrato organo-argiloso e, mantidos em ambientes semi-sombreados; cobri-los com uma leve camada do substrato peneirado e irrigar duas vezes ao dia. A emergência ocorre em 30-40 dias e a germinação é alta. O desenvolvimento das plantas no campo é lento.

Citação - Árvores Brasileiras - Volume 1 - Harri Lorenzi


Fotos de minha autoria, realizadas aqui em Arceburgo-MG. Fizemos uso desta planta na Arborização Urbana, no Parque Ambiental e no Bosque dos Pássaros.


Arvores de Arceburgo - Numero 19

Frutas de Arceburgo    -  Numero 6

Plantas Apícolas de Arceburgo - Numero 6

2 comentários:

  1. Quero comparar todo o seu trabalho e a sua sabedoria de ter plantado árvores que os frutos e as flores alimentam pássaros, como as arvores de raízes firmes na terra. Quanto mais profunda as raízes mais difíceis são de arranca-las.
    Assim é você Ademir., retribuiu para sua Cidade e a Natureza o que ambos precisam... o tempo não apagará o que você fez ...suas raízes estão em profundidade...ficará aqui e no coração das pessoas. Desejo quem sabe um dia seu modelo de trabalho enraíze para aqueles que governam cada cidade do nosso pais.

    Bom Domingo.

    ResponderExcluir
  2. a diversidade das plantas criadas pela mãe natureza é fonte de encanto!

    desejo-lhe uma doce noite
    Angela

    ResponderExcluir