quarta-feira, 20 de maio de 2015

Dynamine tithia

Dynamine tithia



A lagarta é verde, bem pequena e apresentas cerdas, contudo não é urticante.

Sua planta alimento são trepadeiras urticantes do gênero Dalechampia sp onde as lagartas se alojam e se alimentam do botão floral.

Citação: Texto acima e identificação da especie, feitos do amigo João Angelo Cerignoni - Tecnico do Departamento de Entomologia e Acarologia da Esalq/USP - Piracicaba-SP
Autor do livro Borboletas.


Tithian Sailor

Dynamine tithia (Hübner, 1823)
Família: Nymphalidae
Identificação: Masculino é iridescente azul esverdeado acima, enquanto no sexo feminino é azul esverdeado com mancha branca perto do canto inferior da asa anterior. Abaixo da asa posterior é branca acetinada com linhas marrom-avermelhadas.
Subfamília: Biblidinae
Envergadura: 1 1/8 - 1 5/16 polegadas (2,9-3,3 cm).
História de vida: Desconhecido. Flight: durante todo o ano nos trópicos.
Food Adulto: excrementos de pássaros, os fluxos de seiva, e os frutos fermentados.
Hosts Caterpillar: Provavelmente espécies Deschampia em família Euphorbia. Habitat: As florestas tropicais.
Range: Columbia e Venezuela para o sul para Argentina e Paraguai. Um espécime marcado Brewster County, Texas está na coleção Inquérito Natural Illinois. Parece muito pouco provável que esta borboleta poderia ter se desviado para o Texas, mas não há prova contrária.
Conservação: Não é necessário para stray raro. NCGR: G5 - comprovadamente seguro globalmente, embora possa ser bastante raro em partes de sua escala, especialmente na periferia. Gestão de Necessidades: Nenhum relatado.
Taxonomia Notas:



Algumas borboletas se alimentam do néctar das flores, outras de suco das frutas e outras sugam barro.
Existem no mundo provavelmente 30.000 borboletas e mais de 150.000 mariposas, existentes no mundo.
Citação Criação de Borboletas - CP- Prof.. Prof. Osmar Salles


Nota do Blog

Esta sequências de fotos são de minha autoria. Projeto Borboleta,criamos com a ideia de um Borboletário ao céu aberto, e deu certo. com plantas quem as alimentassem na fase adulta,e na fase de lagarta.

Coordenadas Geográficas do local das fotos das borboletas

S 21º 20' 56.08", W 46º 54' 48.92"

Para saber mais sobre Borboletas, vá em pesquisar e digite o que procura.
Borboletas que já falamos sobre elas no Blog:
Eunica bechina
Dryas iulia
Junonia evarete
Danaus plexippus
Estaladeira
Siproeta stelenes
Atyria dichroides
Dynamine tithia


Dedico esta postagem para Aloma Carvalho, de São Paulo, Bamboo Editorial. Por me ajudar a voltar a sonhar. Até com sonhos que não tinha imaginado. Obrigado amiga.


Aqui alunos da Rede Escolar de Mococa-SP, visitam o Projeto Borboleta. Ao lado canteiro que alimenta elas na fase adulta, Vejam as folhas da Árvore Nativa Embaúba, que é planta hospedeira de algumas Borboletas.

Borboletas de Arceburgo -numero 8

4 comentários:

  1. passo de visitinha e admiro estes pequenos seres tão belos criados pela mãe natureza! que boa coisa ensinar aos pequeninos como se alimentam as borboletas : ) de certeza que ficaram encantados!
    beijinhos
    Angela

    ResponderExcluir
  2. Parabéns amigo pelo seu butterfly garden, afinal o grande segredo é não correr atrás das borboletas e sim cuidar do jardim para que elas venham até você.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado amigo João Ângelo, acabei de te dizer, em mensagem privada. Falo aqui publicamente. O que seria de mim, sem sua ajuda, no quesito Borboletas. Abs. Gratidão.

      Excluir
  3. Cada pagina do seu blog Ademir é como se fosse uma espécie de ninho que vai abrigando os elementos da Natureza, e muitas vezes sem querer você usa sua criatividade e acondiciona a pureza das crianças... dá pra sentir a felicidade marcada em cada rostinho. Você repassa muita energia positiva, sentimentos bons e que irão influenciá-las para o resto da vida a plantar e colher bons frutos.

    Eu aproveito para lhe desejar que todos os seus sonhos dos mais simples até os impossíveis sejam concretizados, e que eles venham naturalmente, de forma inesperada, compatível com tudo aquilo que gosta...., desdobrados de sonhos e mais sonhos.

    Muita paz, muita luz no seu caminho, na sua vida!
    beijos

    ResponderExcluir