quarta-feira, 27 de maio de 2015

Russélias do muro do campo da A.A.A.

PRAÇAS E AREAS VERDES DE ARCEBURGO-MG.

AREA VERDE DESTE PROJETO 260 m²


ANTES

A lateral do campo da Associação Atlética Arceburguense, era igual a própria foto do antes mostra. Alguns moradores até com boa intenção, cultivavam alguns tipos de hortaliças ali. Porém eram cercados por estrados velhos, pedaços de madeira, colocados de qualquer maneira, arame farpado, pondo em risco as crianças que por ali brincavam, etc. Fui conversando um a um com eles e convencendo-os a fazer do local um Jardim para Beija-flores, e disse caso eles quisessem, continuar com a horta, nós cederíamos espaço na Secretária de Meio, que era perto, e com espaço para cultivar as hortaliças, enfim...nasceu mais um espaço para os beija-flores,com muita história para contar.
-Ótimo local para observadores de aves.
-Cinco especies já avistei por lá, mas acredito que seja um numero maior.
-O visual é bonito, russélias de duas cores, florescendo quase que o ano todo.
-Várias matérias  de TV, já foram feitas ali.

DEPOIS

Planta utililizada:

Russélia

Russelia equisetiformis Schltdl.& Cham.

Sin. Russelia juncea Zucc.
Angiospermae - Família Scrophulariaceae

O espaço é 130 x 2 mts.
Plantamos  200 mudas, que tem 4.000 ramos, então termos em torno de 96.000 flores tubulares, a disposição dos nossos amiguinhos beija-flores.  É um número razoável.

OBSERVAÇÃO DE AVES

Recebemos a visita do amigo, e observador de aves, Emerson Rodrigues, que veio de Batatais-SP, nos visitar. Vejam na foto o beija-flor, no galho da russélia, enquanto ele fazia suas fotos.



Assunto(s): Ave
Sexo: Macho
Idade: Adulto


Local de Observação
Paredão do Campo de Futebol - Arceburgo/MG
Feita em: 08/05/2012
Publicada em: 09/05/2012
Câmera: NIKON D90
Observação do autor: Quero dedicar a foto 500 no wikiaves ao amigo Ademir Carosia, que com seu projeto de paisagismo na vizinha cidade de Arceburgo, tem criado um habitat especialmente adequado para os beija-flores.
Ao entardecer, haviam pelo menos 5 aves libando néctar nestas pequenas flores, brancas e vermelhas, permitindo boa aproximação para as fotos.

Aqui informações, que estão no WIKAVES, do amigo Hernán Piñón Arias, que também esteve aqui, fazendo suas fotos, leiam a observação dele. Obrigado amigo


Várias matérias foram feitas aqui, nesta especificamente, enquanto a repórter Aline Bertoli, fazia sua matéria um beija-flor, ficou voando ao seu lado.


Estas fotos são de minha autoria, feitas no local


ÁREA VERDE ANTERIOR..............  43.079 m²

ÁREA VERDE DESTE PROJETO......   260 m²

TOTAL........................................... 43.339 m²


PRAÇAS E ÁREAS VERDES DE ARCEBURGO - NUMERO 11

2 comentários:

  1. o nascimento de um cantinho maravilhoso!
    pura felicidade, e paraíso para o beija-flor
    beijinhos
    Angela

    ResponderExcluir
  2. O que mais me impressiona é que quando você assumiu como Secretario de Meio Ambiente, mesmo não tendo experiências na Função Publica, fez o que muitos que tem um currículo invejável não fizeram. Você viu que havia muitas precariedades, e não adiou os erros existentes para depois...reverteu-os com trabalho e com atitudes corretas, foi preciso na valorização e na recuperação da cidade. Talves você nem imagina... falo isso sem arrogância, mas o que você soube fazer com muito esforço, ninguém vai arrancar este reconhecimento que leva seu nome e de sua cidade. Elogios construtivos terão pra toda a vida. Parabéns

    ResponderExcluir