terça-feira, 25 de agosto de 2015

Manga

Mangifera indica L.



Angiospermae - Anacardiaceae

Caracteristicas - a mangueira é uma frutífera exótica, originária da Índia e Burma, onde foi trazida ao Brasil pelos portugueses no século XVI e hoje uma das mais cultivadas nas regiões tropicais do país, havendo quase uma centena  de cultivares ou formas em cultivo. É uma árvore frondosa e perinifolia, de 8-18 m de altura, podendo chegar a 40 m quando não enxertada como sucede na arborização urbana de Belém - PA. Folhas aromáticas, subcoriáceas, de 12-38 cm de comprimento. Flores masculinas e andróginas na mesma inflorescência, formadas no inverno. Fruto do tipo drupa, de peso variável de menos de 100 g a mais de 1 kg, amadurecendo de novembro a fevereiro; polpa suculenta e variavelmente fibrosa, de sabor doce-acidulada.


Utilidades - os frutos são consumidos in natura, podendo, serem industrializados.


O jeito gostoso de chupar uma manga. Se lambuzando todo, igual meu afilhado Kainã esta fazendo, na cozinha de minha casa.


Multiplicação - propaga-se por sementes, mas deve ser feita enxertia.

Citação - FRUTAS BRASILEIRAS e Exóticas Cultivadas(de consumo in natura)
Harri Lorenzi, Luis Bacher, Marco Lacerda, Sergio Sartori.


Crônica
No livro da citação, a manga que postei aqui é tratada de "Espada", nós aqui conhecemos como manga comum.
Esta fruta juntamente com jabuticaba, goiaba, marcou minha infância, e de meus amigos.
Nesta época (inverno) elas estão com flores, no final do ano elas se enchem de frutos.
Como me lembro das chuvas neste período, eu ficava debaixo da mangueira esperando que o vento derrubasse aquelas mangas que ficavam lá no alto e eram as "foguinhas", este o nome que dávamos a elas, as mais madurinhas.
Recordo da boca toda lambuzada, e os fiapos de manga nos dentes.
Ainda hoje repito o ritual e vou para as roças,chupar mangas la debaixo da mangueira.
Gosto de sentir o sabor de todas, comer as verdes com sal, as meia maduras, as bem maduras. A mangueira que visito todo ano é do Tonho Miguel, minhas filhas, quando pequenas, enquanto apanhávamos as mangas, brincavam nos galhos mais baixos dela.
Vem na memória os doces que minha mãe fazia de manga verde, da manga "Espada", que delicia, meio azedinho...saudades.
Aqui em Arceburgo-MG, tem um local conhecido por "100 mangueiras", onde alguém no passado plantou 100, isto mesmo. Que alma generosa, quem fez este plantio. Quantas crianças se deliciaram destes frutos, aves...
A mangueira é um planta exótica, mas esta tão inserida no nosso dia-a-dia, que parece ser nativa, bem brasileira.
 
Árvores de Arceburgo - Numero 20

Frutas de Arceburgo - Numero 8 

Planta apícola - Numero 7
Em geral, as abelhas não visitam a flor da mangueira para a coleta do néctar e do pólen. No entanto, do fruto maduro que cai ao chão e se arrebenta elas normalmente colhem o exsudado para levar para a colmeia e elaborar o mel. Contudo, a origem da cor da cera do favo está associada ao tipo de pólen que a abelha coleta em floradas apícolas, podendo gerar tons mais claros.

CONSULTOR: ADEMILSON ESPENCER EGEA SOARES, professor do departamento de genética da FMRP (Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto), da USP (Universidade de São Paulo), Av. Bandeirantes, 3900, CEP 14049-900, Ribeirão Preto (SP), tel. (16) 3602-3155, http://www.fmrp.usp.br/   

Um comentário:

  1. Nossa Ademir, revivi minha infância! Que delicia brincar nos galhos que se arrastavam até o chão, o balanço que lá havia, as vezes ficávamos no alto da mangueira esperando o gado chegar para descansar e a gente lá encima saboreando esta deliciosa fruta.
    Fiquei com água na boca!

    ResponderExcluir