domingo, 6 de setembro de 2015

Bugio-preto

Alouatta caraya (Humboldt 1812)


Gênero Alouatta Lacépède 1799

O gênero Alouatta, dentre os primatas neotropicais, é o que apresenta mais ampla distribuição geográfica, ocorrendo deste o Estado de Vera Cruz, no México, até o sul da América do Sul,no Uruguai e Argentina, também ocorre na ilha de Trinidad, e na porção pacifica dos Andes, no Equador e Colômbia (Gregorin, et al.  Rei, Perachi & Andrade, 2008). Os representantes do gênero Alouatta figuram entre os maiores primatas neotropicais, com seu peso variando de 4 a 7 kg.Os machos são maiores que as fêmeas e apresentam uma pelagem densa, principalmente na região gular, onde se forma uma espessa barba.


Os "bugios" são bem conhecidos das populações locais pelos gritos. Vocalizam geralmente envolvendo todo grupo, que pode ser ouvido em particular no inicio da manhã e são audíveis a distancia de 1 a 5 km de distancia.
Sua altura varia de 30 a 75 cm, sendo que o comprimento da cauda pode chegar a 80 cm. 
São essencialmente arborícolas, descendo ao chão raramente para beberem agua. Vivem em grupos com tamanho variável de 4 a 8 indivíduos, podendo chegar a 15 indivíduos.


Eles gastam até 70% do seu dia deitados e sentados silenciosamente entre os galhos, digerindo folhas novas em fermentação. Os machos adultos, muitas vezes, são solitários. Os bugios tem geralmente territórios muito pequenos, de 5 ha até 45 ha, dependendo o tipo de habitat.
As fêmeas tem gestação de um único filhote por vez em intervalos que podem variar de espécie para espécie. A média de gestação é de 191 dias.
Citação: Mamíferos do Brasil - Tomas Sigrist

Identificação da espécie feita pelo amigo
Luiz Pires, Zootecnista, Diretor do Zoo/Bauru/SP. Presidente da SZB.

Fotos realizadas no Campus da USP, de Ribeirão Preto-SP, perto da criação de abelhas indígenas-ASF, do amigo Professor Spencer.
Trata-se da  Fêmea de Bugio ( Alouatta caraya)

BICHOS - NUMERO 14





Um comentário:

  1. Que Deus ilumine sempre seu caminho, para que suas buscas sejam sempre novidades para com todos aqueles que apreciam seu blog e que tem a Natureza como algo inexplicável.

    bjs

    ResponderExcluir