quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Begônia-metálica

Begonia aconitifolia A.DC.

Angiospermae- Familia Begoniaceae


Semi-herbácea, rizomatosa, muito ramificada, nativa do Brasil, de 1,0-1,5 m de altura, de folhagem decorativa. Produz vários caules, que formam uma touceira rala, com nós entre-nós destacados. Distingue-se pelas folhas espessas e um tanto recortadas, verde-escuras com pontos prateados e veias avermelhadas.
 
Produz inflorescências com numerosas flores róseas e cerosas durante o verão.


Cultivada a meia-sombra, entretanto é resistente ao pleno sol. Pode ser cultivada em vaso, ou diretamente no chão como planta isolada ou em grupos formando maciços e renques, em terra mantida sempre úmida com irrigações periódicas.


Multiplica-se com relativa facilidade por estacas retiradas dos caules e por divisão da planta, deixadas a enraizar em ambiente quente e úmido, principalmente após a época da floração.
Citação: Plantas Ornamentais no Brasil - Arbustivas, herbáceas e trepadeiras - Harri Lorenzi e Hermes Moreira de Souza.

PLANTAS ORNAMENTAIS DE ARCEBURGO/MG - NUMERO 5
PLANTAS DA MINHA CASA - NUMERO 1 

 

4 comentários:

  1. Que belezinha, mais um item acrescentado aqui no blog....as plantinhas do seu quintal. Vou salvar as descrições para eu sempre acompanhar as minhas aqui,

    Beijos.╭✿

    ResponderExcluir
  2. QUANTO TEMPO LEVA PARA FLORESCER, TENHO UMA HÁ MAIS DE TRES ANOS NUNCA DEU FLORES , MAIS ESTA MUITO VIÇOSA, FOLHAS BRILHANTES.. ESTA MUITO LINDA, PORÉM SEM FLORES.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é uma planta exigente, precisa de sol, claridade, luz.
      Floresce rápido, à partir das estacas

      Excluir
  3. Olá Ademir!
    A rama que você me deu rendeu várias mudas, que eu plantei em casa e na casa da Vana (Yvany). Agora é esperarar e acompanhar. Obrigada!

    ResponderExcluir