domingo, 17 de janeiro de 2016

Bacuri

Scheelea phalerata  (Mart. ex Spreng.) Burret

Nomes populares: acuri, bacuri, uricuri



Fiz estas fotos em Bonito/MS
Coordenadas geográficas
S 20º 50' 31.57", W 56º 35' 21.96"

Características gerais - caule solitário, de 5-10 m de altura e 60-75 cm de diâmetro, revestido até pouco abaixo da metade com bases foliares persistentes das folhas já caídas. Folhas pinadas, plumosas, numerosas, de mais de 6 m de comprimento; bainha de cerca de 60 cm de comprimento e pecíolo de cerca de 40 cm; raque de 3,0-4,6 m de comprimento; pinas em numero de 120-150 pares, as da porção mediana distribuídas irregularmente em grupos de 2-4 e dispostas em vários planos, de 80-90 cm de comprimento e 2,5-3,0 cm de largura. Inflorescências estaminadas e andróginas na mesma planta. Flores estaminadas distribuídas em duas ou quatro fileiras ao longo de um só lado das raquilas, sépalas com 0,5-1,0 mm de comprimento, pétalas carnosas angulares ou convexas, 0,8-1,0 mm de largura, com 6 estames; flores pistiladas de cerca de 2 cm de comprimento, com ovário de 1,5 cm de comprimento com 4 estigmas. Frutos de 5-6 cm de comprimento; endocarpo duro, com a maioria de feixes de fibras inconspícuos, contendo 2-4 lóculos, cada um com uma semente.

Habitat - comum no planalto central, no Acre, Pará, até São Paulo e Pantanal Matogrossense 


formando os famosos "acurizais". Prefere áreas abertas, sendo considerada padrão de terra boa.

Utilidade - usa-se as folhas para a cobertura de casebres. Em alguns estados amazônicos o endocarpo é fonte de carvão, sendo o mesocarpo comestível. A planta possui potencial para cultivo em paisagismo.

Produção de mudas - frutifica durante o verão; os frutos desprovidos de sua polpa pesam cerca de 25 g cada. A germinação é lenta. Para acelera-la, abre-se o endocarpo duro com cuidado extraindo-se a amêndoa, neste caso a emergência ocorre em poucos dias.

Citação: Palmeiras  Brasileiras e Exóticas Cultivadas - Harri Lorenzi, Hermes Moreira de Souza, Luiz Sérgio Coelho de Cerqueira, Judas Tadeu de Medeiros Costa, Evandro Ferrreira.

Palmeiras do Brasil - Numero 4
Palmeiras de Bonito/MS - Numero 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário