sexta-feira, 1 de abril de 2016

Beija-flor-tesoura-roxeado

Thalurania furcata

MACHO - ADULTO - POUSADO -
Foto gentilmente cedida para esta matéria por Ricardo Augusto, feita na casa do Sr. Domingos em Vargem Bonita em 05.03.2012. É a 2ª  foto mais bem avaliada da espécie do WIKIAVES.

Observação do autor: PASSARINHADA NA SERRA DA CANASTRA GUIADA PELO AMIGO GEISER TRIVELATO QUE ME LEVOU AOS PONTOS DOS ENDEMISMOS DESTA REGIÃO/BIOMA.

Gênero THALURANIA Gould

Outros nomes populares: Beija-flor-de-barriga-violeta, Beija-flor-de-ventre-roxo, Beija-flor-tesoura-verde.

Distribuição geográfica  Venezuela, Guianas e Brasil, até a margem esquerda do baixo Amazonas, inclusive Rio Negro.

Caracteristicas: Comprimento: 105 mm. Asa 51. Cauda 37. Bico 18. Peso 4,3 g. Temp. 40°C. Vib. asa 33 p.s. Peso e medida dos ovos:0,50 g. 15 x 10. Fêmea bem diferenciada.

Habitat: Floresta Amazônica da hiléia.

Migração: Sedentária.

Descrição: Lado dorsal com fronte e nuca verde-pardo-escuro fosco, mais verde na região uropigiana, tendo intercalado uma faixa violácea, interrompida no meio do dorso, cauda menos bifurcada, 6-8 mm, retrizes azul-aço enegrecido, infracaudais esbranquiçadas, tisnadas de negro, com lustro azul-ferrete. Lado ventral com mento, peito e garganta verde-brilhante, barriga azul-violeta. Bico negro. Fêmea, dorsalmente verde-capim escuro, lado ventral cinza, retrizes externas com pontas terminais brancas e restante negro-aço.

Biótopos para nidificação, banho, canto, parada nupcial, descanso e dormir.
O Ninho feito em ramo horizontal, a uma altura de 1 a 3 metros do solo.Confeccionado com escamas de fetos arborescentes, retirado das folhas, da base do pecíolo, sendo forrado internamente com paina de broméliáceas, gramíneas ou bombacáceas, medindo 5 cm de altura externa, 2 cm de altura interna e o diâmetro interno é de 3,5 cm. A Incubação é feita em 14-15 dias e os jovens deixam o ninho aos 20 dias de idade. A parada nupcial é mais expressiva na exibição da plumagem, quando o macho se apresenta em voo de libração, diante da fêmea, com a cauda aberta em leque fazendo voos em arco da direita para a direita e vai voltando em arco igual para a esquerda, repetindo assim muitas vezes e sempre emitindo seu canto pobre de frases, que se limita a repetir sempre a mesma silaba, trr, trr, trr.  Então a fêmea alça voo e é perseguida e vai ter outro pouso, para o qual se chega o macho com nova exibição, desta vez movimentando a cabeça e o bico exibindo o peito e também a barriga e o dorso, com plumagem violeta, eriçando inclusive as penas da garganta, para tornar brilhante e mudando as nuances na coloração verde-cintilante. O banho é tomado no em mergulho, nos córregos ou rio, escolhendo o local com água límpida e tranquila, sobrevoando o local e emitindo seu canto de alerta, para depois lançar-se à água  assim o faz por várias vezes, indo em seguida ter a um pouso, regressando, e repetindo as mesma cenas, até que vai então ao pouso para higiene da plumagem a ser completada. O pouso para o canto e para descanso  é em local abrigado, à sombra de arbusto ou árvore. também é visitante de áreas abertas circunvizinhas à floresta virgem. Para dormir, escolhe local abrigado e livre de possíveis inimigos. Suas flores preferidas são das famílias: bromeliáceas, malváceas, rubiáceas, helicontáceas, passifloráceas, zingiberáceas, marantáceas, bombacáceas, voquisiáceas, musáceas e legumisas, entre as principais.
O reconhecimento desta espécie é muito fácil em seu habitat, porque sua coloração vistosa se sobressai aos demais beija-flores que frequentam o segundo, terceiro e demais pisos.
Citação: Aves do Brasil - Beija-flores - Augusto Ruschi.


FAMILIA TROCHILIDAE
SUFAMILIA TROCHILINAE
Ordem Trochiliformes

Thalurania - do grego thalia = abundancia, fartura + ouranios = celeste, divino, sagrado.
furcata        - do latim furcatus = dividido, bifurcado.
Citação: Aves Brasileiras - Johan, Christian Dalgas Frisch.



MACHO - ADULTO - VOANDO -
Foto gentilmente cedida para esta matéria por Rafael Fortes, feita na Serra da Canastra (Vargem Bonita-MG) em 17.08.2011. É uma das fotos mais bem avaliadas no WIKIAVES. mostrando a beleza de outro angulo.
Observação do autor: Na ótima companhia do grande amigo Luiz Ribenboim! 

Agradecimentos ao Sr. Dominguinhos!

FÊMEA - ESPREGUIÇANDO -
Foto gentilmente cedida para esta matéria por Amaro Alves, feita em Chácara Jacarepaguá, Brasília-DF, em  30.10.2010. Até o espreguiçar do beija-flor é lindo.

FÊMEA - FILHOTE -
Mais um linda foto cedida pelo amigo Amaro Alves, mostra a fêmea alimentando o filhote, foi feita também na Chácara Jacarepaguá, Brasília-DF, em 0805.2010.
Observação do autor: A fêmea deixava o filhote num ponto bem discreto e saia em busca do alimento. Em intervalos aproximados de 20 minutos voltava ao ponto "combinado" e passava regurgitação para o filhote. Não vi o macho nessa.

NINHO - FILHOTES -
Mais um linda foto cedida pelo amigo Amaro Alves, em sequênciamostra a fêmea alimentando o filhote, foi feita também na Chácara Jacarepaguá, Brasília-DF, em 08.05.2010. 


ALIMENTANDO

Foto gentilmente cedida para esta matéria por João J. Martins, feita Na Estação Ecológica de Águas Emendadas, Brasília-DF, em 17.10.2010. É uma das fotos mais bem avaliadas do WIKIAVES. Que linda composição ave/flor.




BEIJA-FLORES-DO BRASIL - NÚMERO 8 -

Um comentário:

  1. uma ave lindíssima, peço a Deus que também proteja as avezinhas que são tão bonitas que nem falta quem as queira escravizar dentro de gaiolas
    bom fim de semana
    Angela

    ResponderExcluir