domingo, 17 de abril de 2016

Jardim dos Beija-flores

PROJETO DESENVOLVIDO NA CIDADE DE ARCEBURGO-MG.

Fui Secretario de Meio Ambiente de Arceburgo-Mg de 2005 a 2012. Desenvolvi neste período vários projetos, o que mais se destacou e me deu um prazer maior foi o Jardim dos Beija-flores, que consistiu do seguinte. São 2.000 plantas de 71 especies diferentes, alocadas em  50 pontos estratégicos da cidade tais como: Escolas, trevos de acesso a cidade, arborização urbana, praças, mata ciliar, creches,  calçadas ecológicas, Instituto Histórico etc... as plantas fornecem néctar aos beija-flores, porém, outras aves que se alimentam de néctar, também aparecem neste espaços, além de borboletas, abelhas, joaninhas. Também tomei o cuidado de diversificar as plantas para que houvessem floradas durante o ano todo.
Então embelezamos a cidade como o colorido das plantas e das aves. Como paisagista também desenvolvo isto nas residencias, empresas,  fazendas,  sítios. Mostrarei abaixo fotos dos beija flores, feitas nestas espaços. Chamo atenção também que eles acabam fazendo seus ninhos, nestes espaço ou perto deles.


Beija-flor-tesoura Eupetomena macroura na flor da escovinha-de-macaco-alaranjada Combretum fruticosum,  fiz esta foto no meu quintal.


Foto que fiz do beija-flor Rabo-branco-acanelado Phaetornis pretrei , na flor da Cana-Branca Costus spiralis,  no Centro Ambiental


Placas que colocamos para indicar os pontos, escrevemos em inglês também para incentivar as crianças de Arceburgo-Mg, a estudarem o este idioma. Cidadania, junto com o projeto.



Foto que fiz na Arborização urbana de Arceburgo-MG, do filhote do Beija-flor-tesoura Eupetomena macroura, na árvore brasileira Quaresmeira. Olha a beleza do líquens  decorando o ninho.

6 comentários:

  1. isso é um trabalho que de certeza muito agrada a Deus, um tão grande criador :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado amiga, sempre muito gentil para com nosso trabalho.bj

      Excluir
  2. Fenomenal esse trabalho, digno de admiração. Antes cada um fizesse um pouco disso, o mundo seria bem melhor. Meus parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado amiga Silvia. Também admiro seu trabalho, sempre nos motivando.abs

      Excluir
  3. Que projeto lindo Ademnir! Com certeza além do prazer a vc, aos visitantes e aos moradores o prazer maior deve ser dos beija-flores e de toda fauna que desfruta de tanto carinho. Meus parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Lena. Voce observou bem, me encho de alegria quando vejo uma ave visitando alguma planta que colocamos com esta intenção...de alimentar, abrigar, acolher.abs

      Excluir