quinta-feira, 23 de junho de 2016

Beija-flor-dourado

Hylocharis chrysura

Outros nomes populares: Beija-flor-de-outro e pica-flor-bronzeado.

MACHO - ADULTO - VOANDO -
Foto gentilmente cedida para esta postagem por, Vilde Florencio, feita em Maringá-PR, em 31.12.2012. É uma das fotos mais bem avaliadas do WiKIAVES da espécie.

Distribuição geográfica  Paraguai, Argentina, Uruguai, Brasil e Bolívia. No Brasil: Rio Grande do Sul, S.Catarina, Paraná, Mato Grosso, São Paulo, Goiás, Minas Gerais e Brasília

Caracteristicas: Comprimento 105 mm. Asa 57. Bico 22. Cauda 33. Peso 4,6 g. temperatura 42,5° C. Vibrações de asa 28 p.s. Peso dos ovos e dimensões: 0,50 g. 15 x 9,3 mm. Dimorfismo sexual indiferenciado.

MACHO - ADULTO - FRENTE -

Foto gentilmente cedido para esta postagem por Mariza Sanches, feita Piraju-SP, em 11.05.2012. . É uma das fotos mais bem avaliadas do WiKIAVES da espécie.

Habitat: Scrub, savana,, cerrado, da Província Central.

Migração: Grande migratória.

Descrição: Lado dorsal, inclusive a cauda, bronze-dourado brilhante. Garganta, peito, parte superior do abdômen e flancos, vermelho-dourado brilhante. Restante do abdômen cinza-avermelhado. Crisso em tufos brancos. Infracaudais douradas com cinza na margem. Bico vermelho carne com ponta negra. Fêmea semelhante, tendo menos brilho na coloração.

FÊMEA - ADULTA - POUSADA -
Foto gentilmente cedida para esta postagem , por Hector Bottai, feita na Estrada para Balneário Mostardense - Mostardas/RS, em 05.01.2013

Observação do autor: Enquanto tocaiávamos a Sanã-vermelha ela deu o ar da graça. Acompanhado por Mirta e guiado por João Batista.

Biótopos para nidificação, banho, canto, parada nupcial, descanso e dormir.
O ninho desta espécie é o terceiro tipo da classificação de A.Ruschi, construído sobre um ramo quase horizontal e é feito de material macilento, constituído de paina de Typha, sementes de gramíneas, bromeliáceas, de fibras de sementes de chorísia, asclépias e outras.
As paredes externamente são ornamentadas com líquens variados fixados com teia de aranha; só a fêmea trabalha em sua confecção, bem como na incubação e nos cuidados com a prole. O período de incubação é de 14-15 dias e os jovens deixam o ninho com 20-26 dias de idade. O banho desta espécie é tomado na água que escorre da folhagem, do orvalho e ainda em poças de pequenos córregos; para isso escolhe um lugar, verificando antecipadamente o local o exata onde vai lançar-se à água, sobrevoando-o, e faz seus mergulhos batendo com o corpo na água e saindo para voltar várias vezes, até que dirige para um pouso onde faz a higiene da plumagem.O banho de sol é feito em local bem exposto e com movimentos preciosos e deixa que os raios filtrados pela plumagem eriçada atravessem até a pele; levantam a cabeça, levando a para trás  abrem em leque a cauda, metade cada vez e eriçam as penas, do mento, fazendo de igual forma para o outro lado. Também o pouso para descanso e o canto é escolhido e utilizado sempre para este mister; o canto dessa espécie como de todos Hylocharis, tem um chilreado bem forte e entremeios de assovios bem agudos e fortes que indicam os lugares onde podem ser encontrados. Para dormir buscam locais no emaranhado de folhagem e scrub, bem abrigados. A parada nupcial é muito rica pelo canto, pois o monomorfismo nesta espécie faz uso da alternativa citada para galanteio tomar o canto como um forte estimulo. A fêmea, pousada em um ramo, após ter sido perseguida em voo, na fase de apresentação, já espera a exibição da plumagem,  e o macho com a cauda aberta em leque, onde a iridescência bronze-dourada é muito impressionante e o bico inteiramente vermelho rosado tem seus pontos mais deslumbrantes da plumagem e de movimento com o bico, que entreabre-se para emitir seu variado e rico chilreado, modulado por assovios; assim por muitos minutos a cena se repete até  a fêmea aceitar o pretendido.

Reconhecimento em seu habitat: O seu colorido uniforme bronze-dourado, com o bico vermelho-rosado, não permite a confusão com outra espécie; ainda o local preferido nos emaranhados de baixo porte, 1 metro ou mais de altura do solo, é onde se encontram.

Observações: Entre as flores preferidas por esta espécie, pude observar nos pomares dos campos rio-grandenses do Sul, nas laranjeiras, Citrus de várias espécies, nas flores de ingá e muitas outras...

JOVEM -
Foto gentilmente cedida para esta postagem , por Hector Bottai, feita na Estrada para Balneário Mostardense - Mostardas/RS, em 05.01.2013
Observação do autor: Todo desalinhado assim, com o bico ainda preto e com a mãe por perto, só pode ser um jovenzinho.

FÊMEA - NINHO - CHOCANDO -
Foto gentilmente cedida para esta postagem por Hugo Amaral, feita no  Campus UFPel - Capão do Leão/RS, em 01.10.2010



Beija-flor-dourado
Hylocharis chrysura (Shaw, 1812)



No Wikiaves, consta somente 6 registros dele nos 853 municípios do nosso Estado de Minas Gerais.
Cidades onde ele foi visto.
Lagoa Formosa ............2.
Carmo do Paranaíba.. ..2.
União de Minas.......... ..1.
Guaranésia............... ...1.
Nota-se que tem em duas cidades, com  2 registros, portanto, ele foi fotografado em somente 4 cidades mineiras. Agora com Arceburgo/MG,  vai para 5 cidades.





Estas três fotos fiz no meu quintal da minha casa, aqui ele descansa após visitar as flores da odontonema e russélia.

BEIJA-FLORES DO BRASIL - NUMERO 12.

BEIJA-FLORES DE ARCEBURGO/MG -NUMERO 8.




Nenhum comentário:

Postar um comentário