segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Arceburgo/MG no 69° lugar em Minas Gerais, no numero de especies de aves avistadas, no WIKIAves.

WIKIAves

O WikiAves, a Enciclopédia das Aves do Brasil, foi lançado em dezembro de 2008 e é o site que mais cresce no segmento de ecoturismo e observação de aves no país. Recebe em média 4000 visitantes todos os dias, em sua maioria brasileiros motivados em conhecer e registrar a beleza natural de nosso país. Recebe também visitantes estrangeiros de todas as partes do mundo através de sua versão em inglês. Seu crescimento o fez posicionar-se entre os primeiros sites no ranking internacional de sites sobre aves, o Fat Birder Top 1000, onde ele está posicionado entre os três sites mais visitados no mundo no segmento de observação de aves/ornitologia. Com poucos meses de vida, o WikiAves tornou-se a maior base de dados aberta sobre aves nativas do Brasil na Internet.

Comecei a a fotografar as aves aqui em Arceburgo/MG, e posta-la no site referido. feito isto, vou aos poucos publicando no meu Blog:
http://ademircarosia.blogspot.com.br/
Portanto nos 853 municípios mineiros estamos em 69° em números de especies avistadas. Trabalho este que iniciei e fiz quase na sua totalidade, recebendo atualmente o reforço da amiga Cristina Rappa, e de amigos de outros cidades tais como o casal de SS.do Paraíso/MG, Gerson e Aline Patricia Horikawa, Amauri Juliana de Soão Batista do Gloria/MG, e ainda do amigo Samuel Moraes, daqui de Arceburgo/MG que foi morar no céu.

São 219 especies
54 familias.
A maior familia é a Thraupidae.

Tem algumas especies raras/escassas, quer seja em Minas Gerais ou até no Brasil, que registramos por aqui.

Tiê-do-mato-grosso ave rara em Minas Gerais é fotografada em Arceburgo-MG.

Tiê-do-mato-grosso
Habia Rubica  (Vieillot, 1817)

Familia: Cardinalidae
Ridgway, 1901 



 Fotografei esta ave, aqui em Arceburgo-MG. Difícil de se fotografar, ela fica voando de galho em galho, exibindo sua beleza. Nota-se que é bem rara ou escassa no nosso Estado de Minas Gerais. No Wikiaves consta somente 43 registros dela, sendo que algumas cidade tem mais registro. Portanto ela  foi fotografada, por observadores do Wikiaves, somente em 14 cidades de Minas Gerais.
Notei que ela foi fotografada  aqui em Guaranésia, cidade que faz divisa conosco. Também foi fotografada em São Sebastião do Paraíso, cidade próxima daqui pela amiga Aline Patricia Horikawa.

Murucututu-de-barriga-amarela, ave rara/escassa em Minas Gerais, é fotografada em Arceburgo-MG.

Pulsatrix koeniswaldiana (Bertoni & Bertoni, 1901) 



No WikIAves consta 91 registros desta ave, em Minas Gerais.

E destes 91 registros, alguns foram feitos mais de uma vez na mesma cidade, portanto, o Murucututu foi fotografado até o momento em 38 cidades mineiras.
Minas Gerais tem 853 municípios.

Isto demonstra que a ave é rara ou escassa no Estado Mineiro, ou também pela dificuldade de avistá-la, e consequentemente fazer a foto.
Ontem tive o prazer de fazer o primeiro registro dela para nossa cidade, feito na companhia dos queridos amigos Cristina RappaAline Patricia HorikawaGerson S Horikawa.

Beija-flor-de-bochecha-azul especie rara/escassa em Minas Gerais e no Brasil é avistada em Arceburgo-MG

Beija-flor-de-bochecha-azul
Heliothryx auritus


Como já disse na outra postagem, somente avistei um beija-flor deste voando rápido, nem deu tempo para fazer foto, e agora esta fêmea criando seus filhotes. Dai conclui-se que ele é bem escasso, ou pouco avistado. Em Arceburgo-MG, no Estado de Minas Gerais, e no Brasil. Vejam as estatísticas do WIKIAVES, do momento.


WIKIAVES:

REGISTRO NO BRASIL................ 394 ... NOS 5.560 MUNICÍPIOS DO BRASIL

REGISTO EM MINAS GERAIS....   43 .... NOS  853 MUNICÍPIOS DE MINAS GERAIS.

EM MINAS GERAIS TEM 43 REGISTROS, PORÉM COMO TEM CIDADES ONDE FORAM FEITOS MAIS DE UM REGISTRO, PERCEBE-SE, QUE ELES FORAM AVISTADOS SOMENTE EM 20 CIDADES. 19 CIDADES MAIS ARCEBURGO, AGORA.

Bico-reto-azul beija-flor raro/escasso em Minas Gerais e no Brasil aparece em Arceburgo/MG.

Heliomaster furcifer Swaw, 1821

BICO-RETO-AZUL


Outro nome popular: Bico-grande-azul-violeta.


Fotografei esta especie aqui em Arceburgo-Minas Gerais.
Com ele completo até o momento 11 espécies para o Município.
No Wikiaves, maior site de compartilhamento sobre aves do Brasil, registram apenas:
19 fotos dele em todo Estado de Minas Gerais, sendo que 2 fiz aqui em Arceburgo-MG, mas como tem fotos repetidas na mesma cidade, ele foi avistado somente em 12 cidades mineiras. São elas Uberaba, Lagoa da Prata, Paracatu, Itatiaiuçu, Uruana de Minas, Unai, Uberlândia, Bonfinópolis de Minas, sacramento, Serra do Salitre, Carmo do Parnaíba.
302 em todo Brasil.

MACHO - ADULTO
Foto que fiz na Fazenda Santa Rosa, as margens da BR-491, no dia 10.06.2013.



Beija-flor-dourado raro/escasso em Minas Gerias aparece no meu quintal

Beija-flor-dourado
Hylocharis chrysura (Shaw, 1812)


No Wikiaves, consta somente 6 registros dele nos 853 municípios do nosso Estado de Minas Gerais.
Cidades onde ele foi visto.
Lagoa Formosa ............2.
Carmo do Paranaíba.. ..2.
União de Minas.......... ..1.
Guaranésia............... ...1.
Nota-se que tem em duas cidades, com  2 registros, portanto, ele foi fotografado em somente 4 cidades mineiras. Agora com Arceburgo/MG,  vai para 5 cidades.

2 comentários:

  1. Parabéns meu amigo, você faz um trabalho lindo ai. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado amiga, voce é parceira, sempre me dando dicas. Ensinando-me a conhecer melhor as aves.

      Excluir