sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Cachoeira da Fumaça

Carrancas/MG.



Parada obrigatória para quem vem a Carrancas, o cartão postal de Carrancas fica pertinho da cidade, cerca de 3 quilômetros, e tem várias piscinas naturais ao seu redor. Parte de um complexo maior, que inclui ainda as cachoeiras do Fundo da Fumaça, Fumaça de Cima, Véu da Noiva e Luciano, a Fumaça encanta pela magnitude: sua queda principal tem mais de 15m de altura e sua largura a torna imponente. Seu nome vem da “fumaça” que se desprende de suas águas ao caírem forte nas pedras. Já teve papel importante no fornecimento de energia da cidade, era com a força de sua queda que a energia era gerada e assim podia ser distribuída na cidade e em alguns sítios e fazendas mais próximos.



Devido a sua beleza ímpar recentemente a cachoeira da Fumaça serviu como cenário para as gravações da novela Alma Gêmea da Rede Globo. A Fumaça é a única cachoeira de Carrancas que fica em uma área pública, pertencente ao município.

Informação Importante
A Prefeitura Municipal de Carrancas, através do Decreto nº 1.545 de 21 de janeiro de 2015, interditou a Cachoeira da Fumaça para as atividades: banhos, nadar, acampamentos, vendas de ambulantes, prática de esportes radicais.


A medida foi tomada devido dois fatores:
1) A poluição das águas da Cachoeira.
2) Alto índice de morte por afogamento.


Citação:

Resultados da pesquisa

Complexo da Fumaça | Carrancas.com.br

www.carrancas.com.br/cachoeiras/fumaca.shtml


As três fotos acima eu as fiz, estando onde as águas caem, ou seja na parte baixa.
Esta ultima foto mostra a formação rochosa que fica na parte alta do entorno da cachoeira., que fica entre a cachoeira da Fumaça e Véu da noiva.



Esta foto eu fiz da parte alta, onde as águas se encontram e iniciam a queda.

As águas que formam esta linda cachoeira são provenientes  do Rio Carrancas.

Carrancas fica a 333 km de Arceburgo/MG. Uma linda cidade de povo hospitaleiro, ótima gastronomia beleza natural. Com apenas 4.000 habitantes, tem uma extensão territorial de 727 km².

Cachoeiras do Brasil             -    Numero 9
Cachoeira de Minas Gerais   -    Numero 7
Cachoeira de Carrancas/MG -    Numero 1
Para saber mais sobre cachoeiras no Blog:

Blog do Ademir Carosia: Cachoeira do Itambé

ademircarosia.blogspot.com/2016/01/cachoeira-do-itambe.html

24 de jan de 2016 - Para os que querem se aventurar no pé da Cachoeira de Itambé, uma trilha com um declive acentuado, onde os visitantes contam apenas ...


Blog do Ademir Carosia: Cachoeira do Mangue

ademircarosia.blogspot.com/2016/04/cachoeira-do-mangue.html

27 de abr de 2016 - Cachoeira Do Mangue · Portal Monumento De Cajuru. Cajuru - Vem de caá (mata) e yuru (boca). A cidade, localizada numa planície entre ...


Blog do Ademir Carosia: Cachoeira dos Escravos

ademircarosia.blogspot.com/2015/08/cachoeira-dos-escravos.html

9 de ago de 2015 - Tive o prazer de conhecer esta linda cachoeira,agora no final das férias de julho. Como era fim de temporada, não tinha ninguém. Descanso ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário