sábado, 14 de janeiro de 2017

Abelha mirim

Plebeia droryana (Friese, 1900)


Nome popular : MIRIM
Taxonomia

· Hymenoptera
. Apoidea
. Apidae
· Meliponini
Nome científico: Plebeia droryana (Friese, 1900)
Nome popular: Mirim (Nogueira-Neto, 1970).

Distribuição geográfica
Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo (Silveira et al., 2002).

Referência
Silveira et al., 2002. Abelhas Brasileiras. Belo Horizonte.
Ecologia
Abelhas sociais, inteiramente mansas, cujos ninhos são encontrados em diversos lugares, sendo que utilizam desde árvores até barrancos, desde que os ocos sejam de tamanho apropriado e não aquecidos pelo sol em demasia. A entrada do ninho é feita com própolis e é geralmente curta no exterior do ninho, não sendo fechada à noite. Os favos de cria são horizontais ou helicoidais e ocorrem células reais. O invólucro está presente nos favos de cria e é construído com cerume (Nogueira-Neto, 1970). As colônias podem ser constituídas por 2.000 a 3.000 abelhas (Lindauer & Kerr, 1960). A construção dos favos de cria é suspensa no inverno ou em uma parte dele no Estado de São Paulo (Nogueira-Neto, 1970). Nesta espécie, ocorrem machos normais e gigantes, ambos são tratados da mesma maneira pelas operárias (Cortopassi-Laurino, 1978).

Referências
Cortopassi-Laurino, M. Contribuição para o conhecimento dos machos de Plebeia droryana Friese (Apidae, Meliponinae). Dissertação, IB-USP, 1978.
Nogueira-Neto. A criação de abelhas indígenas sem ferrão. Tecnapis. 1970.
Lindauer, M, Kerr, WE. Communication between the workers of stingless bees. Bee World 41: 29-41 & 65-71.1960.
Citação:Plebeia droryana - USP
www.ib.usp.br/beesp/plebeia_droryana.htm
Plebeia droryana (Friese, 1900). Nome popular : MIRIM. Taxonomia. · Hymenoptera . Apoidea . Apidae · Meliponini Nome científico: Plebeia droryana (Friese, ...


 Frequentemente há duas entradas no mesmo pito, uma menor e circular, logo acima da entrada principal, e outra, que fica abaixo, com formato de fenda, que possibilita a passagem de 3 abelhas por vez, o que facilita a sua identificação

Paulo Sirks Vou na mirim droryana...
Ângelo E. Maciel Droryana com certeza. Se tu colocares o dedo perto da entrada, elas começam a andar na tua mão de curiosidade.
Júlia Galheigo Plebeia droryana (veja o douradinho em volta do dorso dela), pela carinha e mais veja as duas entradinhas dela.


Citação: Agradeço os amigos acima descritos, do Grupo MELIPONICULTURA- ABELHAS SEM FERRÃO, pela ajuda na identificação da espécie.

Abelha nativa de Arceburgo.

O prédio onde esta instalada a Secretaria de Meio ambiente foi construído com blocos de cimento. Com um prego fiz vários furos em pontos diferentes, e coloquei um pouco de cera alveolada, dai este enxame se alojou num destes pontos. Vários outros enxames também se alojaram, de outras espécies.Também acredito que tenha mais desta mesma citada aqui.


ABELHAS DE ARCEBURGO - NUMERO 5

Nenhum comentário:

Postar um comentário