quinta-feira, 6 de abril de 2017

Mariposa-beija-flor

Aellopos titan

Conhecidas como Mariposa-beija-flor (Macroglossum stellatarum), estes insetos recebem este nome pela característica incomum de semelhança com beija-flores. Além da aparência, os animais são chamados assim por se alimentarem do néctar de flores da mesma forma que um beija-flor.

De acordo com o portal Butterfly Conservation, endêmicas do Sul da Europa, norte da África e Ásia, estas mariposas possuem corpo aerodinâmico, asas dianteiras longas e asas traseiras pequenas. Já foram encontradas também em algumas regiões do Brasil.

Chamadas internacionalmente de Hummingbird hawk moth, esses animais chamam a atenção pelo mimetismo, uma habilidade que consiste na presença de características que confundem determinado animal com outro grupo de organismos.

Em 2010, pesquisadores do Instituto Rã-bugio, em Santa Catarina, flagraram o animal em uma reserva ambiental no Brasil. “É uma estratégia para confundir os predadores, as aves principalmente. Observe que tem até uma cauda para se parecer mais ainda com um beija-flor. As fotos foram tiradas com uma câmera em alta velocidade (para “congelar” o movimento), mas ela vibra as asas quase com a mesma frequência do beija-flor”, diz uma nota no site da instituição.

Citação/Fonte:

A incrível mariposa-beija-flor - topbiologia.com

topbiologia.com › Canais › Animais
3 de mar de 2014 - mariposa-beija-flor é um inseto que ficou conhecido por imitar beija-flores. O animal vibra as asas como estes pássaros e ainda se alimenta ...


Visitando a flor do Cambará (lantana camara), no Parque ambiental.



Pertence à família Sphingidae. Ocorre da América do Norte à América do Sul.


Aqui a Mariposa-beija-flor visita a flor do Flamboianzinho amarelo ( Caesalpinia pulcherrima), na calçada de minha casa.

Colaboração, informações, identificação da espécie feitas pelo amigo Abrão Gomes

INSETOS DE ARCEBURGO/MG - NUMERO 4




Nenhum comentário:

Postar um comentário