segunda-feira, 17 de julho de 2017

Escrituras Rupestres do Complexo da Zilda

CARRANCAS/MG


   Situadas à margem esquerda do Córrego Capivari, as Escrituras Rupestres do Complexo da Zilda constituem o único sítio arqueológico conhecido no município de Carrancas - MG, apresentando um conjunto gráfico rupestre exclusivamente realizado a partir da técnica de pintura.
 

 Feitas de tinta aplicada com bloco ( como giz) ou corante ressecado, pequenos frisos com carvão e manchas não definidas, é possível traçar semelhanças entre as figurações rupestres do Complexo da Zilda com demais sítios identificados na região do Sul de Minas, cujas atribuições estilísticas vertem para a Tradição de São Francisco.
   Embora restrito, ete sítio é extremamente relevante para entendimento do contexto de ocupação pré-histórica em escala meso e macro regional e sua preservação é fundamental.
   O Sítio Arqueológico das Escrituras Rupestres do Complexo da Zilda possui tombamento municipal, pelo Decreto nº 1058 de 13 de setembro de 2006.
  

 O tombamento foi ratificado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural de Carrancas e homologado pelo Decreto 1.526/2014. O Processo de tombamento atendeu às exigências de um TAC firmado com o Ministério Público e foi apresentado e aprovado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais- IEPHA-MG, em 2015.
   Respeite e valorize o nosso patrimônio natural e cultural. Contrate um condutor local nos receptivos turísticos e conheça a História de Carrancas!


CARRANCAS/MG
 O Município de Carrancas encontra-se na região sul do Estado de Minas Gerais, onde se destacam quatro principais serra ( Serra de Carrancas, Serra da Chapada das Perdizes, Serra do Moleque e Serra das Bicas) responsáveis pelos inúmeros mananciais que abastecem a cabeceira do Rio Grande e que ao longo de milhões de anos foram moldando todo terreno criando inúmeras grutas, cânions e cachoeiras.
   Sua posição geográfica determinou seu crescimento e o rumo de sua história.
   Em meio ao ciclo do ouro, bandeirantes paulistas da capital e de Taubaté, grandes rivais na disputa pelas terras e pelo ouro que nelas continham, se encontraram às margens do Rio Grande por volta de 1720 e juntos instalaram-se nas terras onde hoje está situado o Município de Carrancas. Empolgados com o potencial fértil de suas terras e com o ouro nela existente decidiram conquistar o local, iniciando um povoado com suas famílias, escravos e amigos. Em 1721 foi edificada uma capela em homenagem a Nossa Senhora da Conceição ficando então conhecido o lugar como Nossa Senhora do Rio Grande.
   e por estar no antigo caminho utilizado para o escoamento do ouro em Minas Gerais até o porto de Paraty-RJ, Carrancas se encontra hoje integrada ao circuito Estrada Real.

Um comentário: