quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Papo-de-peru-grande

Nome cientifico: Aristolochia gigantea
Nomes populares: papo-de-peru-grande, papo-de-peru-de-babada, mil-homens, jarra-açu.



Trepadeira muito vigorosa, do Brasil, de caule com casca espessa e sulcada, de folhagem densa e brilhante.

As flores, com aspecto e cor bizarros, são grandes, solitárias, formadas na primavera e verão. Quando fechadas lembram a forma de um bico de pássaro com o papo, devido ao formato do conjunto constituído pelo cálice e a corola. As flores possuem um odor nauseante que atrai os insetos.



É cultivada visando revestir carramanchões, pergolados e cercas, geralmente plantada isolada, em solo rico em húmus e irrigado a intervalos. Não tolera temperaturas muito baixas de inverno, sendo indicada principalmente para regiões tropicais.



Multiplica-se por sementes contidas em frutos que quando se abrem lembram um paraquedas invertido.



CITAÇÃO: PLANTAS ORNAMENTAIS NO BRASIL - Arbustivas, herbáceas e trepadeiras - HARRI LORENZI - HERMES MOREIRA DE SOUZA.

Usos: amplamente utilizada na medicina tradicional brasileira e de vários países da América do Sul, sendo considerada diurética, sedativa, estomáquica, anti-séptica, diaforética e emenagogo. É empregada principalmente para asma, febres, dispepsia, diarreia pesada, gota, hidropsia, convulsões, epilepsia, palpitações, flatulência, prurido e eczemas. Em algumas regiões é empregada também como bons resultados contra a falta de apetite (anorexia) e contra os males do estômago em geral (dispepsia), prisão de ventre, indigestão e dor de estômago. Externamente é empregada para caspa e orquite (inflamação dos testículos) na forma de banho. É usada também no tratamento da falta de menstruação (amenorreia) e nos casos de clorose (tipo de anemia peculiar a mulher devido a deficiência de ferro por excesso de sangramento durante a menstruação). Contra afecções gástricas, hepáticas, renais e do baço e para tensão pré-menstrual, é recomendada na forma de chá, preparado com 1 colher (sobremesa) de ramos secos em 1 xícara (chá)de água em fervura, o qual deve ser ingerido duas vezes ao dia antes das principais refeições. Análise fitoquímicas de suas raízes e caule tem identificado a presença de diterpenos e sesquiterpenoides nas folhas. Num outro estudo com caule de Aristolochia ridicula, isolou-se duas biflavonas, quatro chalcona-flavonas pouco comuns e um tetraflavonóide.

CITAÇÃO: PLANTAS MEDICINAIS NO BRASIL - Nativas e Exóticas - 2ª Edição - Harri Lorenzi - F. J. Abreu Matos


PLANTAS ORNAMENTAIS DE ARCEBURGO/MG - NUMERO  12

PLANTAS MEDICINAIS DE ARCEBURGO/MG - NUMERO 3

JARDIM DAS BORBOLETAS - PLANTA HOSPEDEIRA - NUMERO 3

4 comentários:

  1. parece muito forte essa trepadeira, e as flores parecidas com as orquídeas !

    ResponderExcluir
  2. Tem algum banho dela (simpatia, ritual)???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É medicinal, dê uma lida no texto. Mas sempre consulte um especialista no ramo.

      Excluir