quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Serrinha dos Pintos/RN - Histórias do Cangaço - Lampião

Serrinha dos Pintos/RN
População 4.819 IBGE/2016
Distancia da capital Natal 385 km



Esta casa fica na zona rural, no sítio Morcego. Pertencia a um pequeno fazendeiro conhecido por Manuel Raulino.


O cangaceiro passou por lá com seu bando em 1927 levando terror a todos os moradores da região.

Algumas testemunhas, inclusive minha bisavó, Que hoje está com 101 anos, contava que Lampião era malvado, mas nem com todas as pessoas. Aqueles que atendiam suas exigências não eram massacrados. Na passagem pelo Morcego ele e seu chegou a atirar contra algumas residências. Ao perceberem a aproximação do bando, muitos moradores se refugiavam na mata. Aqueles que, de uma forma ou de outra não fugiam ficavam entregues à própria sorte.


Essa casa do Morcego está abandonada. As portas com as marcas de tiros foram removidas.

Tem um livro que conta toda história. Uma moradora da localidade o tem.
...


No Pé da Serra, um sítio próximo ao sítio Morcego, em 1927, minha bisavó, seus pais e seus irmão tiveram que fugir do bando de Lampião. Na pressa sua mãe acabou esquecendo uma das crianças sentada em banco no alpendre da casa onde moravam. Ao perceber a falta do filho, minha tataravó retornou e já encontrou os cangaceiros dentro da residência. Ela teve todos os seus pertences valiosos subtraídos. Seus brincos foram literalmente arrancados de suas orelhas. Por sorte eles a deixaram fugir levando seu filho pequeno.


Hoje minha bisavó, Maria da Conceição da Silva (Dona Chiquinela, como é conhecida na cidade) está com 101 anos e ainda tem raros momentos de lucidez.

Fotos/texto da amiga Vanuzia Gardênia de Queiroz Oliveira, que é professora na cidade, a quem agradeço sua atenção.

Um comentário:

  1. Parabéns a essa senhora resistente !!! que goze de saúde e de lucidez para acompanhar a vida dos seus filhos, neto e bisnetos e que as histórias de mães-coragem sempre façam parte das nossas memórias :)

    ResponderExcluir