segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Bacupari

Nome científico: Rheedia gardneriana


Nomes populares: bacupari, bacoparé, bacopari, bacopari-miúdo, magnostão-amarelo, escropari, bacupari-miúdo, remelento, bacupari-mirim.

Família Guttiferae (Clusiaceae)

Características morfológicas - Altura de 5-7 m, com tronco de 15-25 cm de diâmetro. Folhas simples, coriáceas, glabras, de 7-10 cm de comprimento por 3-4 cm de largura. Fruto drupa ovalada.

Ocorrência - Região amazônica ao Rio Grande do Sul, principalmente na floresta pluvial.


Madeira - Moderadamente pesada (densidade 0,87 g/cm³), macia, moderadamente durável sob condições naturais, com alburno indistinto.

Utilidade - A madeira é empregada para confecção de cabos de ferramentas e moirões, construção civil, esteios, etc. Os frutos são comestíveis e muito saborosos apesar de possuírem pouca poupa comestível. Por essa razão é muito cultivado em pomares domésticos. A árvore é um tanto ornamental e pode ser aproveitada para a arborização urbana. Entretanto, é no reflorestamento de áreas de preservação que é particularmente útil, por suprir farta alimentação à fauna em geral.

Informações ecológicas - Planta perenifólia, mesófila e seletiva higrófita, característica do interior da mata de beira de rios e córregos. Ocorre em várias formações florestais, porém com maior dispersão na floresta pluvial da encosta atlântica. Apesar de ocorrer no interior da mata, produz muito mais frutos quando fora da mata. Da mesma forma, mudas implantadas em áreas abertas suportam bem a luz direta.


Fenologia - Floresce durante os meses de agosto-setembro. Os frutos amadurecem em dezembro-fevereiro.

Obtenção de sementes - Colher os frutos diretamente da árvore quando maduros (cor amarela) e iniciarem a queda espontânea, ou recolhê-los no chão logo após a queda. Em seguida despolpá-los manualmente e lavá-los em água corrente para a retirada parcial da polpa envolvente. Após uma secagem rápida à sombra já estão em condições de serem plantadas. Um kg contém cerca de 310 sementes. 

Produção de mudas - Colocar as sementes para germinação, logo que colhidas e sem nenhum tratamento, diretamente em recipientes individuais contendo substrato organo-argiloso e mantidas em ambiente sombreado. A emergência demora de 60-80 dias e a taxa de germinação geralmente é elevada (acima de 80%). O desenvolvimento das mudas é lento, ficando prontas para plantio no local definitivo em 7-9 meses.


CITAÇÃO: ÁRVORES BRASILEIRAS - MANUAL DE IDENTIFICAÇÃO E CULTIVO DE PLANTAS ARBÓREAS NATIVAS DO BRASIL. - VOL. 01 - HARRI LORENZI

Este exemplar das fotos está localizada no sitio do José Luiz de Moraes, em plena produção de frutos, tive o prazer de colher e degustar os deliciosos frutos.

A árvore tem bastante folhas, e os frutos dão mais no interior da planta, assim podem passar despercebidos ao menos atentos.

Tem na arborização urbana de Arceburgo/MG, alguns exemplares. Boa sombra e frutos.

ÁRVORES DE ARCEBURGO/MG - NUMERO 29

FRUTAS DE ARCEBURGO/MG    - NUMERO 12

4 comentários:

  1. Ótimo! Bom para as pessoas, como alimento e sombra, bom para as aves.

    ResponderExcluir
  2. Excelente amigo. Eu tenho sementes frescas colhidas em dezembro/2019 e janeiro 2020
    para plantio. Sim e eu tenho essa fruta em casa, e posso afirmar que é mesmo uma benção para mim, pois tenho artrite e ela alivia todas as dores, eu me sinto bem disposta quando faço uso das folhas para o cha ou quando faço o suco.
    Eu disponibilizei as sementes frescas da safra de dez a jan 2019/020 para venda no mercado livre. compensa ter em casa, pois é um santo remedio para todas as idades, vendo as folhas secas para chas e vendo as sementes.
    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1409238733-1-kit-de-sementes-de-bacupari-kit-com-30-sementes-novas-_JM?quantity=1#position=10&type=item&tracking_id=30253891-1968-416f-aa08-02ed2e8a6059

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1457151618-100-folhas-de-bacupari-fresca-colhida-no-dia-do-envio-_JM?quantity=1

    ResponderExcluir
  3. Em frente a casa de meu avô temos 2 exemplares, maravilhosos. Árvore muito vistosa. Sombra densa. Folhagem brilhante, sempre bela!

    ResponderExcluir
  4. BOA NOITE ADEMIR MANDE SEU CONTATO PRA MIM TE MANDAR A FOTO DE UMA PEQUENA ÁRVORE QUE NASCEU AQUI NA MINHA POUSADA PRA VC ME DIZER SE É PACUPARI

    ResponderExcluir