terça-feira, 2 de janeiro de 2018

Guapeva

Nome científico: Pouteria torta


Nomes populares: abiu-piloso, curiola, guapeva (PR), acá (MG), grão-de-galo, guapeba, cabo-de-machado, pêssego-do-mato, curiola, abiurana.

Características morfológicas -  Planta lactescente de 8-14 m de altura, com tronco canelado, de 30-40 cm de diâmetro. Folhas coriáceas, concentradas na extremidade dos ramos, glabras na face superior e cinzento-tomentosas na inferior, de 20-25 cm de comprimento. Fruto baga globosa, com casca lactescente e polpa branca adocicada. 


Ocorrência - Região Amazônica até o Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Bahia, São Paulo e Paraná, nas florestas semidecídua e pluvial.

Madeira -  Moderadamente pesada (densidade 0,78 g/cm³), dura, difícil de serrar, de longa durabilidade quando protegida da umidade.

Utilidade - A madeira é apropriada para a construção civil, marcenaria e obras internas de carpintaria. Seus frutos são comestíveis e muito saborosos, sendo consumidos apenas ao natural; é cultivada com esse objetivo em pomares domésticos. A árvore apresenta características ornamentais que a tornam aproveitável para a arborização em geral. Produz anualmente abundante carga de frutos, consumidos também por certas espécies da fauna; por esta razão é indispensável nos plantios mistos destinados à recomposição de áreas degradadas. 


Informações ecológicas - Planta semidecídua, heliófita, característica da floresta pluvial; pode ser encontrada também na floresta semidecídua e sua transição para o cerrado. Ocorre preferencialmente em beira de rios, em várzeas aluviais.

Fenologia - Floresce durante os meses de outubro-novembro. Os frutos amadurecem em dezembro-janeiro.

Obtenção de sementes - Recolher os frutos no chão após queda espontânea, deixando-os amontoados por alguns dias até iniciar a decomposição da polpa visando facilitar a retirada das sementes através de sua abertura manual em água corrente dentro de uma peneira; não há necessidade de remover a mucilagem que envolve as sementes, apenas deixá-las secar. Um kg de sementes contém cerca de 330 unidades.

Produção de mudas - Colocar as sementes para germinação, logo que colhidas, diretamente em recipientes individuais contendo substrato organo-argiloso. Cobrir as sementes com 1 cm de substrato peneirado, irrigando-se abundantemente duas vezes ao dia. A emergência ocorre em 25-50 dias e a germinação geralmente é superior a 80%.


CITAÇÃO: ÁRVORES BRASILEIRAS - MANUAL DE IDENTIFICAÇÃO E CULTIVO DE PLANTAS ARBÓREAS NATIVAS DO BRASIL. - VOL 1. - HARRI LORENZI 



Espécie introduzida. Este exemplar foi plantado nas dependências da empresa COPASA, perto da mata ciliar do rio da onça, pelo Ednei F. Faria.

Identificação da espécie: Helton Josué.

Outras informações sobre esta planta;
http://www.colecionandofrutas.org/pouteriatorta.htm

ÁRVORES DE ARCEBURGO/MG - NÚMERO 28

FRUTAS DE ARCEBURGO/MG -  NÚMERO 11 

Nenhum comentário:

Postar um comentário