segunda-feira, 14 de maio de 2018

Carollia perspicillata

Ordem  Chiroptera

Morcegos


Quirópteros são os únicos mamíferos voadores e um dos grupos de mamíferos mais diversificados do mundo, com 18 famílias, 202 gêneros e 1120 espécies, correspondendo aproximadamente 22% das espécies conhecidas de mamíferos, que hoje totalizam mais de 5400 especies(Reis, et al. 2007).


SUB-FAMILIA CAROLLIINAE

É representada pelas espécies pequenas que também possuem hábitos frugívoros e raramente insetivoras (Freitas et al., 2005). Os morcegos desta Subfamilia não apresentam listras claras faciais. O lábio inferior possuiu uma protuberância centro-marginal desenvolvida, rodeada por duas outras laterais (Rhinophylla) ou por duas numerosas papilas (Carollia) . O comprimento da membrana interfemural é inferior ao das pernas. A cauda esta presente no gênero Carollia e ausente em Rhinophylla. A coloração da pelagem varia do castanho acinzentado ao castanho escuro. Distribuição geográfica: regiões tropicais das Américas. As espécies da Sufamilia Carolinae compreendem 2 gêneros e 7 espécies, 5 das quais ocorrem no Brasil. Em função do hábito alimentar, possuem papel de destaque na regeneração de nossas matas.


Abrigos em cavernas, bueiros, tuneis, edificações., No Distrito Federal, Carollia perspicillata é uma espécie comum nos ambientes naturais e rurais, e pouco frequente nos ambientes urbanos, Esta espécie demonstra certa preferencia pelos frutos de diversas espécies de piper, que são frequentemente encontradas em áreas de crescimento secundário. Espécies de Piper não são utilizadas na arborização urbana, restringindo a oferta de alimento à C. perspicillata nas cidades. Carollia perspicillata foi a única espécie da Sufamilia Carolliinae com diagnostico positivo para a raiva. LInk do arquivo: http://www.morcegolivre.vet.br/subf_carollinae.html.
Citação:Mamíferos do Brasil - Tomas Sigrist.


Sequencia de fotos que fiz aqui em Arceburgo/MG, num porão de casario antigo de fazenda. Nota-se as peças enormes de madeira antiga, de lei, que dão sustentação ao assoalho da mesma.

Agradecimento a:
Moisés Guimarães.
Biólogo, mestrando pela UNESP-Campus Botucatu.

Consultor ambiental.

Identificação da espécie e o texto abaixo

Ademir, acredito ser Carollia perspicillata. Para identificação segura de morcegos é necessário ter o animal em mãos e analisar algumas estruturas dentárias e algumas medidas do antebraço, orelha, tíbia, etc.

Porém, com algumas fotos conseguimos um chute as vezes certeiro!
Pelas fotos, região que vc fez o registro e o abrigo que estavam, aparentemente construção abandonada, acredito ser essa espécie.



BICHOS DE ARCEBURGO/MG - NUMERO 26

MORCEGOS DE ARCEBURGO/MG - NUMERO 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário