quarta-feira, 27 de junho de 2018

Lasaia agesilas

Lasaia agesilas (Latreille 1809) Riodinidae Riodininae.


Borboletas da Amazônia e Andes
Safira Brilhante
Lasaia agesilas  LATREILLE, 1809
Família - RIODINIDAE
subfamília - RIODININAE
Tribo - RIODININI
Introdução
O gênero Lasaia contém 14 espécies, todas encontradas exclusivamente nos neotrópicos. São pequenas borboletas, com uma média de 30 mm de envergadura. Os machos possuem escamas das asas extremamente refletivas, brilhando em turquesa metálica, azul ou cinza acinzentado de acordo com as espécies. As fêmeas raramente são vistas. Eles são geralmente uma cor marrom terra maçante. Ambos os sexos têm um padrão similar de manchas pretas.
Nenhuma fotografia pode fazer justiça ao intenso e deslumbrante azul das agesilas , que é tão hipnotizante e brilhante como o de qualquer borboleta Morpho . As marcas pretas variam em tamanho, e em alguns exemplos são muito reduzidas para que o inseto se aproxime kennethi na aparência. As partes inferiores, no entanto, são completamente diferentes - ageilas é marmoreada em cinza e branco, e marcada com manchas pretas semelhantes às da parte superior. A parte inferior do kennethi no entanto, é cinza-prateado, com veias negras e uma extensa área de marrom escuro que obscurece as marcas na metade basal dos forewings.
Lasaia agesilas ocorre do México ao Paraguai.

Habitats
Esta espécie é encontrada em habitats de floresta tropical e floresta tropical em altitudes entre 200 a 1500 m.
Ciclo da vida
Os ovos são achatados e se assemelham a um par de tortas empilhadas. Não tenho outras informações sobre o ciclo de vida. A planta de alimento da Lasaia sula relacionada é Albizia (Fabaceae), então é provável que outras espécies de Lasaia se alimentem de plantas relacionadas.
Comportamento adulto
As fêmeas raramente são vistas, mas os machos são comumente encontrados em um e dois ao absorver a umidade rica em minerais de bancos de areia, chafurdados ou trilhas florestais iluminadas pelo sol. Eles só são ativos em clima quente e ensolarado. O voo de todas as espécies de Lasaia é errático, muito rápido e próximo do solo, com uma tendência a flutuar constantemente de um ponto para outro.
As borboletas são fortemente atraídas pelo suor humano. Descobri que, ao tentar fotografá-los, insistem repetidamente em pousar na minha testa. Esfolá-los não tem absolutamente nenhum efeito - eles apenas voam para trás. Em uma ocasião, diverti meus colegas ao fazer com que três dessas borboletas cintilantes absorvessem simultaneamente o suor da minha testa.
www.learnaboutbutterflies.com/Amazon%20-%20Lasaia%20agesi...
Traduzir esta página
Butterflies of the Amazon and Andes. Glittering Sapphire. Lasaia agesilas LATREILLE1809. Family -RIODINIDAE. subfamily - RIODININAE. Tribe - RIODININI.



Identificação da espécie feita pelo autor do livro Borboletas João Angelo Cerignoni

P.S. Todas fotos de borboletas que aparecem no Blog são de minha autoria. Estas fotos, a maioria foram colhidas em projetos urbanos voltados para conhecimento e preservação das Borboletas. Outros animais também se beneficiam destes projetos.


BORBOLETAS DE ARCEBURGO/MG - NUMERO 17

Nenhum comentário:

Postar um comentário