quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Minhas ações em prol da Natureza - Numero 2

Educação ambiental.


Resíduos da cozinha para Compostagem.


Resíduos  Sólidos.

Sempre que vou falar para alunos da rede escolar, eles querem saber sobre minhas ações, o que  faço como cidadão, além das atribuições do cargo da secretaria de meio ambiente.
Procuro meditar diante de cada ação minha, o que ela causa no meio em que vivo, ou onde estou.
A partir destas postagens mostrarei algumas atitudes pessoais. Parte delas eu mesmo criei, outras aprendi no dia-a-dia com as pessoas.



Folhas secas que juntamos em montes para fazer compostagem.


Material do meu balde, que serão misturados com as folhas secas, para maturar e virar o composto orgânico

Na minha residencia tenho um balde plásticos de 20 litros. Neste recipiente deposito diariamente, os seguintes materiais, de sobra da cozinha:
Casca de legumes, frutas, ovos, borra de café...
Quando a vasilha fica cheia, levo para Secretaria de Meio ambiente, onde juntamos as folhas das árvores e misturamos tudo, depois de um certo tempo de maturação usamos o composto orgânico nas nossas plantas pela cidade,
Com esta atitude diminuímos todos estes materiais que ia aumentar o aterro da cidade.



Produto final, orgânico, natural.
.


O funcionário Toninho, que preparou tudo desde o inicio até o produto final. Aqui que ele faz uso da compostagem no canteiro das mínis-ixora.

Segundo 
Mariana Moreira Costa Pereira

Estagiária na Gerência de Resíduos Sólidos Urbanos GERUB/FEAM
Graduanda em Engenharia Química - UniBH
Cidade Administrativa Pres. Tancredo Neves - Minas 1º andar,  o volume do lixo orgânico de Minas Gerais, gira em torno de 45 a 50% do lixo total.
Portanto se eliminarmos ou diminuirmos estes materiais, grande será o ganho para a natureza. Além de tudo teremos um produto, natural, nobre, para usarmos nas nossas plantas, nos nosso canteiros de verduras . Tudo a custo zero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário