quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Planta coelhinho

Ruttya fruticosa



 A rara planta

Se existe uma família de plantas que eu particularmente admiro, essa família chama-se Acanthaceae. Abriga cerca de 200 gêneros e perto de 3000 espécies, fora as variedades. É planta que não acaba mais! É onde fazem parte os famosos “camarões”. No Brasil, são nativos 40 gêneros e um pouco mais de 500 espécies. Cerca de 20 gêneros foram introduzidos. Vários são velhos conhecidos, como a ‘crossandra, a ‘barléria’, e a ‘asystasia’. 
Mas, o que poucos sabiam e que nem os livros mais recentes publicaram, entre as Acantáceas introduzidas está a “planta coelhinho”- a Ruttya fruticosa.
Trata-se de um arbusto de 2 a 3 m de altura, com flores meio bizarras mas, ao mesmo tempo extremamente curiosas e encantadoras.



Flores da Ruttya fruticosa: duas pétalas que lembram um coelho.

Quando vi esse arbusto de longe, pela primeira vez, achei que havia uma certa desproporção entre o tamanho da planta e o tamanho da flor. Ou seja: flores pequenas, tipo “esporas” em um arbusto grande. Quando a vi de perto, suas flores me lembravam as orelhas de uma lebrezinha. 
Como cada um pode dar o nome popular, à planta, que quiser, a chamei de coelhinho. Assim mesmo, no diminutivo (sem conotação afeminada) pois as flores são pequenas. Não se trata de nenhum defeito estético pois seus ramos se enchem dessas flores, formando um espetáculo à parte. 
A Ruttya fruticosa permite podas e reage bem a elas. Isso permite dizer, que ela serve também para formar cercas vivas ou maciços (canteiros) grandes fechados. Mas, para não perder o show, é claro que a poda deverá ser feita depois da florada ou seja: no outono, onde sua produção diminui.
Pode ser usada em qualquer tipo de jardim, principalmente em locais onde tenham bancos para sentar. 
Para quem não gostou das flores deste arbusto, tem uma chance muito grande de se presentear com outro espetáculo: a visita dos colibris e beija-flores. Suas flores produzem um vasto alimento e são da cor que os beija-flores adoram.


CARACTERÍSTICAS DA ESPÉCIE:

-Nome científico: Ruttya fruticosa
-Nome popular: Rútia, planta coelhinho, e o nome que vocês inventarem.
-Origem: África do Sul
- Família: Acanthaceae
-Porte: De 2 a 3 metros de altura e diâmetro.
-Florescimento: Primavera e verão.
-Frutos: Cápsulas alongadas como se fossem vagens. 
-Folhas: Simples, lanceoladas e perenes.
-Ambiente: Para praças, parques, jardins residenciais, em lugares de contemplação.
-Clima: Aprecia clima quente e sol pleno. 
-Solo: Mais para arenoso do que para argiloso. PH entre 6.1 a 6.5 e com bastante matéria orgânica. 
-Crescimento: Rápido.
-Podas: Após o florescimento pode ser podada para encorpar e dar mais flores
-Reprodução: Normalmente por estacas de caule, em estufas.


Ruttya fruticosa – a rara planta. Por Gustaaf Winters. Voltar. Se existe uma família de plantas que eu particularmente admiro, essa família chama-se ...


JARDIM DOS BEIJA-FLORES - PLANTA NUMERO  30

PLANTAS ORNAMENTAIS DE ARCEBURGO/MG - NUMERO 19

Nenhum comentário:

Postar um comentário