terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Perereca-martelo

Hypsiboas faber




Cientificamente conhecido como Hypsiboas faber, o sapo-martelo possui esse nome devido a seu coaxar, que lembra um martelo batendo contra lata (Clique aqui para ouvir o canto do sapo-martelo). Contudo, a espécie é uma perereca da família Hylidae, a qual inclui mais de 850 espécies no mundo, caracterizadas por geralmente apresentarem discos adesivos nas pontas dos dedos.

Hypsiboas faber é uma espécie de grande porte, cujos machos possuem de 8,5 a 9,5 cm e as fêmeas atingem de 9,0 a 10,0 cm. Distribui-se do nordeste ao sul do Brasil, principalmente ao longo da Mata Atlântica, também ocorrendo na Argentina e Paraguai.

Hábitos, alimentação e reprodução

Hypsiboas faber tem hábitos noturnos e se alimenta principalmente de pequenos invertebrados, embora também possa comer pequenos anfíbios. Devido à pele altamente permeável e à exposição a ambientes aquáticos e terrestres nos diferentes estágios do ciclo de vida, a grande maioria dos anfíbios possui seu período de atividade geralmente restrito à estação chuvosa. Logo, é durante a época das chuvas que o sapo-martelo pode ser facilmente observado vocalizando ou “cantando”, às margens de lagoas e açudes, tanto em áreas abertas como em fragmentos de mata.

Nestes locais os machos geralmente constroem ninhos, moldando o barro e a vegetação no formato de uma pequena piscina ou panela, onde coaxam para atrair parceiras. A fêmea chega ao macho, guiada por seus sinais sonoros e visuais, e faz uma inspeção. Se a piscina construída não possuir as características exigidas pela fêmea, ela abandona o macho sem se reproduzir. Por outro lado, caso a piscina construída lhe agrade, a fêmea toca o macho, que realiza o abraço nupcial (amplexo). Ao final do cortejo, ocorre a oviposição no interior do ninho, quando macho e fêmea liberam na água os seus gametas, que ao se unirem, darão origem aos ovos. Como este processo ocorre fora do corpo da fêmea, é denominado fecundação externa.

O macho se mantém próximo à piscina num comportamento denominado cuidado parental, e pode permanecer por alguns dias protegendo os ovos de predadores e outros machos.São depositados em média de 3.000 a 4.000 ovos pequenos e negros. Deles eclodirão os girinos, que após o alagamento do ninho devido às chuvas, passam a viver no fundo de corpos d'água, alimentando-se de matéria em suspensão, detritos e organismos em decomposição.

No verão seguinte, os girinos tornam-se maiores e passam por uma metamorfose, quando nascem os membros e a cauda começa a reduzir até desaparecer. Durante esse estágio os filhotes também são conhecidos como imagos.

Além de coaxar dentro da piscina, os machos podem vocalizar na vegetação que circunda poças e lagoas, assim como dentro d'água em locais rasos. Porém a oviposição ocorrerá sempre dentro das piscinas. Eles também são territorialistas, realizando disputas corporais quando um macho invade o território de outro. Devido a isso, em inglês, algumas espécies do gênero Hypsiboas (incluindo o sapo-martelo) são conhecidas popularmente como gladiator frogs (rãs-gladiadoras).

Após o período reprodutivo, com a chegada da estação mais seca e com menos chuvas, os sapos-martelo procuram abrigo em ambientes de mata.


Vocalizações

O repertório dos coaxos de Hypsiboas faber é muito bem documentado. Além do canto de anúncio, utilizado para atrair a fêmea, existem cantos territoriais, os quais são emitidos por um macho com intuito de afastar outro macho que tenha invadido seu território. Outro canto que geralmente podemos ouvir é o chamado canto agonístico, caracterizado por coaxos altos, emitidos em resposta à perturbação ou contra predadores em potencial. A função mais provável do canto agonístico é amedrontar (ou surpreender) predadores, ou até mesmo atrair um segundo predador, que capture aquele que tenta devorar o sapo-martelo!

O sapo-martelo em Minas Gerais e em Viçosa

Também conhecida como sapo-marteleiro, sapo-ferreiro e bate-lata, Hypsiboas faber é uma espécie comum na Mata Atlântica de Minas Gerais, e não se encontra inserida em nenhuma categoria de ameaça de extinção.

Em Viçosa, o sapo-martelo é facilmente encontrado entre os meses de setembro a março, quando se reproduz na região. O canto de anúncio dos machos pode ser ouvido à noite em diversos locais, como a Mata do Paraíso, o Horto Botânico da UFV e a Mata da Biologia, além de brejos e cursos d'água na área urbana, como o ribeirão São Bartolomeu.

Apesar de não estar ameaçado de extinção, devemos destacar a importância do sapo-martelo, assim como outras espécies de anfíbios na manutenção da biodiversidade. O uso de agrotóxicos, e mesmo outros poluentes, assim como o desmatamento em locais onde vive o sapo-martelo e tantos outros sapos, rãs e pererecas, pode extingui-los localmente. Com isso pode haver um grande aumento de mosquitos, pragas de plantações e vetores de doenças, assim como a falta de alimento para outros animais maiores, já que os anfíbios podem servir de presas para ele. Se não preservarmos os anfíbios como o sapo-martelo, a natureza estará em desequilíbrio.

Referências Bibliográficas

DAYRELL, J. S. Distribuição sazonal e espacial de anfíbios anuros no município de Viçosa, Minas Gerais, Brasil. Monografia (Bacharelado em Ciências Biológicas). Universidade Federal de Viçosa, 2007, 39 p.

DAYRELL, J. S. Estrutura da comunidade de anfíbios em poças temporárias em um fragmento de Mata Atlântica de Minas Gerais. Dissertação (Mestrado em Biologia Animal). Universidade Federal de Viçosa, 2009, 55 p.

DUELMANN, W. E.; TRUEB, L. Biology of amphibians. 2 ed. Baltimore and London: Johns Hopkins University Press. 1994, 670 p.

HEYER, R. W.; RAND, A. S.; CRUZ, C. A. G.; PEIXOTO, O. L.; NELSON, C. E. Frogs of Boracéia - Online Audio Supplement. Disponível em: <http://vertebrates.si.edu/herps/frogs_boraceia/>. Acesso em 15 de mai. 2009.

FEIO, R. N.; BRAGA, U. M. L.; WIEDERHECKER, H.; SANTOS, P. S. Anfíbios do Parque Estadual do Rio Doce, Minas Gerais. 1. ed. Viçosa: Imprensa Universitária UFV, v. 1, 1998, 32 p.

FEIO, R. N.; SANTOS, P. S.; CASSINI, C. S.; DAYRELL, J. S.; OLIVEIRA, E. F. Anfíbios da Serra do Brigadeiro-MG. MG.Biota. v. 1, n. 1, p 04-31, 2008.

MARTINS, M.; HADDAD, C. F. B. Vocalizations and reproductive behaviour in the smith frog, Hyla faber Wied (Amphibia: Hylidae). Amphibia-Reptilia, v. 9, p. 49-60, 1988.

POMBAL JR., J. P.; GORDO, M. Anfíbios anuros da Juréia. In: MARQUES, O. A. V.; DULEBA, W. (Org.). Estação Ecológica Juréia-Itatins: Ambiente Físico, Flora e Fauna. Ribeirão Preto: Holos, 2004, p. 243-256.

SAZIMA, I. Distress call in newly metamorphosed smith frog, Hyla faber Wied. Herpetologica, v. 31, p. 471-472, 1975.

Citação:
Diego J. Santana
Biólogo (CRBio 70099-04 P) e Mestrando em Biologia Animal
Museu de Zoologia João Moojen


15 de mai de 2009 - Cientificamente conhecido como Hypsiboas faber, o sapo-martelo ... Contudo, a espécie é uma perereca da família Hylidae, a qual inclui mais ...


Identificação da espécie
Prof. Dr. Felipe Bittioli R. Gomes
Universidade Federal do Pará - Campus Altamira

As fotos foram feitas 20.09.2018, na fazenda Itaguassu, aqui em Arceburgo/MG. A Perereca estava alojada num cipreste, contei com a ajuda do amigo Marcelo que mora lá. 

BICHOS DE ARCEBURGO/MG - NUMERO 33

ANFÍBIOS DE ARCEBURGO/MG - NUMERO 5


Um comentário:

  1. Olá! Desde de dezembro tenho recebido a visita de uma sapo-martelo em meu banheiro. Em dezembro ele entrava pela janela durante a noite e ficava vocalizando no box. Há 1 semana ele entrou e não sai mais do banheiro. Só muda de vez em quando o lugar e fica prolongadas horas na mesma posição. Não há perto de minha residência nenhum corpo d'água. Será que não seria importante eu levá-lo para algum lugar mais parecido com seu habitat natural?

    ResponderExcluir