quarta-feira, 22 de maio de 2019

Águia-cinzenta

Urubitinga coronata




Status (MMA*)
vu  Vulnerável

Também é conhecida como águia-coroada, e antigamente seu nome científico era Harpyhaliaetus coronatus.


Rara, de ocorrência localizada em cerradão e cerrado, presente sobretudo em áreas de relevo mais acidentado, com vegetação preservada. Uma águia enorme. Adulto cinza-amarronzado, com crista arrepiada e e manto mais escuro; cauda curta preta com uma faixa branca e ponta clara. Em voo, o adulto tem asas cinzentas com pontas e bordo posterior pretos. Imaturo marrom por cima, com face e sobrancelhas  branco-sujas. Por baixo branco-sujo com estrias irregulares, às vezes mais escuro nas laterais do peito. Coxas marrom-escuras. Em voo, o imaturo tem asas bem claras por baixo, com ponta das penas e bordo posteriores pretos. O grande porte é suficiente para identificação. Compare com o gavião-preto adulto, mais escuro e sem crista, e com seu imaturo de coxas barradas e também sem crista; também com o imaturo da águia-chilena, quase tão grande, mais escuro e com marcações por baixo inclusive da asa.Pousa em geral em locais expostos, em geral em árvores, mas também cupinzeiros e até chão. Preda mamíferos terrestres e aves e tem hábitos pouco conhecidos. Grito potente um tanto agudo. Muito rara, ocorre em baixas densidades, tendo sofrido redução populacional por causa das ações humanas.
Provavelmente esta mais ameaçada que a legislação brasileira considera.


Citação: AVES DO BRASIL - Pantanal & Cerrado, John A.Gwynne, Robert S.Ridgely, Guy Todor e Martha Argel.


Fotografamos esta ave, eu e a Cristina Rappa, na Fazenda Marimbondo, em 02/11/2017, pousadas em estrutura de uma rede elétrica.Eram dois.
Em 07.11.2017,voltei a fotografa-los, ai eu estava sozinho, em outro local, também eram dois. Gravei o canto. Fiquei sem saber se eram os mesmos vistos na Fazenda Marimbondo.


AVES DE ARCEBURGO/MG - NUMERO 30

Nenhum comentário:

Postar um comentário