quinta-feira, 4 de julho de 2019

Sapo Flamenguinho

Melanophryniscus moreirae


Parque Nacional do Itatiaia/RJ.

Primeiro Parque Nacional do Brasil

Sapo flamenguinho é símbolo do Parque Nacional do Itatiaia


Reprodução do sapo flamenguinho interdita trecho da estrada na parte alta do Parque Nacional do Itatiaia

Um trecho de três quilômetros do Posto Marcão ao Abrigo Rebouças, na parte alta do Parque Nacional do Itatiaia, no Sul do Rio de Janeiro, está fechada para veículos. No local só é possível transitar a pé. O motivo é a reprodução do sapo flamenguinho, o símbolo do Parque Nacional.

Os sapinhos aparecem na estrada logo que começa a chover e correm o risco de serem atropelados pelos carros. Eles se reproduzem nas poças de água e são vistos facilmente andando de um lado para o outro.

O trânsito volta a ser liberado quando as chuvas terminam, entre fevereiro e março de 2018. O sapo flamenguinho é uma espécie endêmica, que só existe na parte alta do Parque Nacional.

Área de 28 mil hectares


O Parque Nacional do Itatiaia foi criado em junho de 1937 e foi o primeiro parque nacional do país, de acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que administra o local. Ele fica na Serra da Mantiqueira — entre os estados Minas Gerais, Rio de Janeiro, e próximo à divisa com São Paulo. Os limites alcançam os municípios de Itatiaia (RJ), Resende (RJ), Itamonte (MG) e Bocaina de Minas (MG).

Inicialmente abrangendo uma área de aproximadamente 12 mil hectares, ele foi ampliado para 28 mil hectares em de setembro de 1982. O parque é caracterizado por montanhas e rochas, sendo o Pico das Agulhas Negras o ponto mais alto, com altitude de 2.791,5m, o quinto maior do país.

Pelo aniversário de 80 anos da reserva, o local recebeu Medalha Tiradentes, a mais alta condecoração concedida pela Alerj. E também uma cadeira de rodas especial para que deficientes físicos possam ter acesso à parte alta do parque.

Citação:
25 de nov de 2017 - Sapo flamenguinho é símbolo do Parque Nacional do Itatiaia ... Os sapinhosaparecem na estrada logo que começa a chover e correm o risco ...


O Sapinho Flamenguinho é um Anfíbio do Grupo dos Anuros. É encontrado Somente no Brasil. O Sapinho Flamenguinho é Endêmico da serra do Itatiaia. Tem coloração Vermelha, Cinza e preta. Alimenta-se de Pequenos animais, como Insetos. Vive próximo a Rios e Lagos. Se esconde em moitas e buracos para poder suportar o Frio do Parque Nacional do Itatiaia

Anfíbio de meros 3 centímetros foi escolhido para ser o mascote das comemorações dos 70 anos do primeiro parque nacional do Brasil



O sapinho flamenguinho, Melanophryniscus moreirae é uma espécie fortemente influenciada pela sazonalidade. Seu período reprodutivo ocorre nos meses mais úmidos, de setembro a abril. Durante as estações mais secas e frias, de maio a agosto, interrompe a sua atividade, tornando-se impossível de ser encontrado no inverno. Em uma busca por aranhas que vivem enterradas no solo ou em barrancos, foram encontrados os primeiros registros do sapo flamenguinho. Eles estavam em estado de dormência (imóveis e encolhidos), cada um dentro de um buraco, com uma pequena abertura, que formava uma câmara onde se abrigavam. Quando manipulados demoravam de 12 a 15 minutos para se movimentarem. Este foi o primeiro registro publicado para a espécie e até mesmo para o gênero, explicando o fato de eles não serem encontrados nos meses mais secos e com baixas temperaturas, que podem chegar a -10ºC.


Citação:
5 de mai de 2015 - Sapinho Flamenguinho é um Anfíbio do Grupo dos Anuros. É encontrado Somente no Brasil. O Sapinho Flamenguinho é Endêmico da serra ...
Você visitou esta página 2 vezes. Última visita: 03/07/19


Fotos de minha autoria, quando estive visitando o Parque em 26.12.2018. Chovia no dia.

GPS

LATITUDE 22:23:5.71700000000

LONGITUDE 44.40:44.91500000000...

ALTITUDE 2386.2





Nenhum comentário:

Postar um comentário