quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

Juazeiro


Zizyphus joazeiro Mart.



Nomes populares - juazeiro, joá, juá, juá espinho, juá-fruta.laranjeira-de-vaqueiro.

Características morfológicas - Planta espinhenta de 5-10 m de altura,com tronco curto de 30-50 cm de diâmetro.Copa globosa densa e muito característica ,quase encostando seus ramos e folhas no solo.Folhas rígido-membranáceas, glabras (pubescentes nas nervuras) de 5-10 cm de comprimento por 3-6 cm de largura.

Ocorrência - Nordeste do país (Piauí até o norte de Minas Gerais) nas caatingas e campos abertos do polígono da seca.

Madeira-moderadamente pesada,resistente,de boa durabilidade mesmo quando exposta ao tempo.

Utilidade - A madeira é empregada localmente para construções rurais,moirões,marcenaria e para lenha e carvão.A arvore proporciona ótima sombra,além de possuir qualidades ornamentais.Constitui uma providencia na época da seca para o sertanejo, pela sombra e alimentação que proporciona ao gado faminto. Pode ser empregada com sucesso na arborização das ruas e jardins.Seus frutos são comestíveis e ricos em vitamina C,sendo muito consumidos ao natural pelo sertanejo do nordeste e também procurados avidamente por aves e outros animais .È cultivada em pomares domésticos de todo pais.



Informações ecológicas - Planta perenifólia seletiva higrófita, característica e exclusiva de várzeas da região semi-árida (caatinga).Seu profundo sistema radicular permite retirar água do subsolo para manter-se verde mesmo durante o tempo de estiagem.Produz anualmente grande quantidade de sementes viáveis, que são amplamente disseminadas pelos animais.

Fenologia- Floresce durante os meses de novembro-dezembro. A maturação dos frutos ocorre no período de junho-julho.

Obtenção de Sementes- Colher os frutos diretamente da árvore quando iniciarem a queda espontânea.Em seguida despolpá-los manualmente,lavar as sementes em água corrente e deixa-las secar á sombra. Um quilograma de sementes contém aproximadamente 1.720 unidades. Sua viabilidade em armazenamento é curta ,não ultrapassando 5 meses.

Produção de mudas - Colocar as sementes para germinação logo que colhidas, diretamente em recipientes individuais  contendo substrato organo-argiloso e, mantidos em ambiente semi-sombreado.Cobrir as sementes com uma camada de 0,5 cm de substrato peneirado e irrigar diariamente. A emergência ocorre em 70-100 dias e, a taxa de germinação é geralmente baixa.O desenvolvimento das plantas no campo é lento, dificilmente ultrapassado 2 m aos 2 anos.
Citação: Árvores brasileiras - Volume 1 - Harri Lorenzi. 



ÁRVORE COM FRUTOS PARA CONSUMO HUMANO.
ALIMENTO PARA VÁRIAS ESPÉCIES DE AVES.
ALIMENTO PARA FAUNA.
SOMBRA BOA, TANTO QUE PLANTEI ALGUNS EXEMPLARES NA ARBORIZAÇÃO URBANA..
PLANTA APÍCOLA.

EXEMPLARES DESTA ÁRVORE INTERESSANTE PLANTADAS NA ARBORIZAÇÃO URBANA.

MEDICINAL
Cascas e folhas são tradicionalmente usadas na medicina popular do Nordeste. 
Problemas gástricos
Limpeza de cabelos e dentes.
Doenças da pele, etc...

NOTA DO BLOG
Trabalhou aqui na Prefeitura, uma amiga que já mora no céu, que se chamava Maria Vani Pereira da Silva, nascida em Parambu -Ceara . Que comentou o seguinte.
No caminho que ia para sua casa, passava em frente o Juazeiro, ai da primeira foto que plantei na arborização urbana da cidade. Ela me agradeceu por ter plantando esta árvore que tanta significava para ela. Disse-me que quando era criança ia para escola, situação difícil, ela alimentava do frutos do Joá que tinha no caminho.
E o amigo Lorenzi no livro fala disto: ...os frutos são muito apreciados pelos sertanejos em época de fome.
Também  me disse que a planta é muito boa para os cabelos, e se as mulheres da cidade soubessem disto iriam' pelar' a arvore, rs.
Voltando ao  livro do amigo Lorenzi- Plantas Medicinais no Brasil- constatei isto, que é um ótimo tônico capilar, feito desta árvore, bem como outros tipos de tratamento.

ÁRVORES DE ARCEBURGO-MG - NUMERO 39

FRUTAS DE ARCEBURGO-MG - NUMERO 14

PLANTAS MEDICINAIS DE ARCEBURGO-MG -NUMERO 9

PLANTAS APÍCOLAS DE ARCEBURGO-MG -NUMERO 12


Nenhum comentário:

Postar um comentário