sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

Jacatirão

Miconia Ligustroide


Características morfológicas - Altura de 3-5 m, de copa arredondada e baixa ,com raminhos glabros e ligeiramente escabrosos, de tronco curto e cilíndrico de 15-25 cm de diâmetro, revestido por casca áspera e superficialmente fissurada, de cor acinzentada clara. folhas de pecíolo áspero e canaliculado de 0,6 -1,2 cm ,lâmina elíptica ,de ápice acuminado,agudo ou obtuso e base obtusa a cuneada,cartácea,glabra na face superior e áspera na inferior (principalmente sobre as nervuras) ,de 4-7 X 1,5-2,5 cm, com 3 nervuras principais partindo da base. inflorescências terminais,em panículas corimbiformes, de 4-6 cm de comprimento,com flores brancas.Fruto baga,globosa com polpa suculenta.

Ocorrência - Sudeste e Sul do Brasil , na mata pluvial Atlântica e nas florestas estacionais semideciduais.

Madeira- Moderadamente pesada (densidade 0,75 g/cm3) ,macia ao corte,textura média, grã direita e muito suscetível ao apodrecimento.

Utilidade- A madeira pelas pequenas dimensões disponíveis,é indicada apenas para confecção de embalagens e para lenha .A árvore, de rápido crescimento e produtora de alimento para pássaros, além de muito florífera e de pequeno porte, é recomendada para reflorestamentos mistos destinados á preservação e para a arborização urbana.
Informações ecológicas- Planta semidecídua,pioneira,heliófila e seletiva higrófita, é característica e preferencial da mata pluvial atlântica e da floresta semidecídua da bacia do Paraná, onde apresenta ampla não obstante descontinua dispersão.E comum na vegetação secundária aberta, preferindo sempre terrenos bem drenados.


Fenologia- Floresce durante os meses de Outubro´-Novembro.Os frutos amadurecem em maio e junho.

Obtenção de sementes- Para obtenção de sementes os frutos devem ser colhidos da arvore quando iniciarem a queda natural,cortando-se os ramos frutiferose batendo-os sobre uma lona para derriçar os frutos, em seguida deixa-los em saco plastico até o seu apodrecimento parcial para facilitar a separação das sementes através de lavagem  em água corrente dentro de uma peneira .Um kg contém cerca de 2,5 milhões de sementes.

Produção de mudas- As sementes devem ser postas para germinação logo que colhidas em canteiros semisombreados preparados com substrato organo-arenoso bem fino (peneirado) não havendo necessidades de cobri-las,apenas irrigar copiosamente no início para enterrá-las um pouco.A emergência ocorre em 40-50 dias com taxa de germinação geralmente baixa.O desenvolvimento das plantas no campo é rapido.

Citação: Árvores Brasileiras - Volume 3 - Harri Lorenzi


ÁRVORES DE ARCEBURGO-MG - NUMERO 40

PLANTAS APÍCOLAS DE ARCEBURGO-MG -NUMERO 13

Nenhum comentário:

Postar um comentário