domingo, 12 de abril de 2020

Musgos - Purificadores naturais de ar




Deixe as pedras acumularem algum musgo

Nesses ecossistemas florestais, as árvores não estão sozinhas na limpeza do ar. Um projeto ambicioso da Greencity Solutions em Berlim, na Alemanha, busca aliar aplicações de alta tecnologia com outro purificador de ar natural: o musgo.

A capacidade de certas culturas de musgo para filtrar poluentes como partículas e óxidos de nitrogênio os torna purificadores naturais de ar”, diz a Greencity Solutions.

“Mas nas cidades, onde a purificação do ar é um grande desafio, os musgos mal conseguem sobreviver devido à necessidade de água e sombra. Este problema pode ser resolvido conectando-se diferentes musgos com a provisão totalmente automatizada de água e nutrientes baseada na tecnologia única da Internet das coisas”, explica.

Ou plantando mais árvores que proporcionarão a cobertura e a umidade, o que ajudará o musgo a se manter e crescer.



No Reino Plantae, há uma subdivisão denominada Briófitas, a qual os musgos pertencem. Globalmente, há cerca de 12 mil espécies de musgos. Apesar de serem as plantas menos complexas dentre os vegetais, acredita-se que foram os primeiros a produzirem uma fonte de oxigênio estável que permitiu a vida na Terra.

A proliferação dos musgos ocorreu há cerca de 470 milhões de anos e, com eles, o nível de oxigênio começou a aumentar e atingir os níveis atuais, permitindo o desenvolvimento e a sobrevivência dos animais e dos seres humanos.

Apesar de o oxigênio ter surgido na Terra há 2,4 bilhões de anos, as simulações realizadas por cientistas demonstraram que estas plantas geraram aproximadamente 30% do oxigênio terrestre durante o Período Permiano. Mais de 100 espécies de musgos foram identificadas a partir de fósseis desta época.

No ecossistema, os musgos desempenham importante papel na ciclagem de nutrientes, liberando substâncias necessárias ao desenvolvimento de plantas mais complexas. Além disso, ajudam a controlar a erosão e atuam na absorção de água, deixando o solo úmido e fértil.

Citação:
Você sabe o que são os musgos na Biologia? Confira, no Gestão Educacional, informações completas sobre as características, as funções e a importância deles. ... Sua estrutura contém cauloides, rizoides e filoides. Em geral ...

Por isto que ao assumirmos a pasta, da secretaria de meio ambiente da nossa querida cidade, abolimos a prática de pintar com cal, troncos de árvores, pedras, nos espaços públicos.


Estas fotos são de minha autoria em fazendas aqui de Arceburgo/MG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário