quarta-feira, 22 de julho de 2020

Nica flavilla flavilla

Nica flavilla flavilla



Borboletas da Amazônia e dos Andes
Little Banner
Nica flavilla GODART, 1824   
Família - NYMPHALIDAE
subfamília - BIBLIDINAE
Tribo - EPIPHILINI
subtribo - EPIPHILINA

Introdução
Esta espécie pequena e atraente é o único membro do gênero Nica . Seu parente mais próximo é Peria lamis, que tem uma parte inferior semelhante, mas não possui os ocelos prateados. As 2 espécies são bastante diferentes na parte superior, que em lamis é marrom escuro. 
Nica flavilla é distribuído do México para a Bolívia.
Habitats
Esta espécie é encontrada em florestas tropicais e habitats de floresta decídua úmida em altitudes entre 0-1500m, mas é mais frequentemente vista em altitudes abaixo de 800m.
Ciclo da vida
Os ovos são brancos e têm a forma de um cone achatado. Eles são colocados individualmente perto do meio diafragma de folhas velhas de Cardiospermum , Serjania ou Paullinia (Sapindaceae). 
A larva totalmente crescida é verde, com uma linha lateral marrom com bordas rosa e 3 faixas transversais marrons nas costas. Há um par de espinhos rosetted em cada segmento, com aqueles nos segmentos torácicos sendo mais grossos e mais longos. A cabeça é marrom e ostenta um par de chifres de cabeça laranja com espirais de espigas marrons. 
A crisálida é verde com uma faixa lateral pálida e manchada de marrom. Tem uma quilha torácica, mas é desprovido de projeções.
Comportamento adulto
Os machos são geralmente encontrados isoladamente em habitats nas margens da floresta, incluindo ao longo das margens dos rios, trilhas ensolaradas e estradas. Eles visitam o solo úmido para absorver a umidade mineralizada, e geralmente mantêm as asas eretas enquanto se alimentam, mas ocasionalmente podem ser vistas se aquecendo nos bancos de areia. Eles descansam na superfície inferior das folhas, a uma altura de cerca de 1-3m. 
Eu não observei as fêmeas. DeVries afirma que eles ovipositam por volta do meio-dia e são mais frequentemente encontrados ao longo de trilhas e em grandes lacunas de luz.

Citação:
João Paulo

Espécie identificado no Grupo Borboletas e Mariposas Neotropicais por 
João Paulo, e James Adams.


BORBOLETAS DE ARCEBURGO-MG - NUMERO 30

BORBOLETAS DE MINAS GERAIS - 30

Nenhum comentário:

Postar um comentário