terça-feira, 4 de agosto de 2020

ANU-BRANCO


Guira guira

Abundante, de ocorrência ampla em ambientes abertos, inclusive áreas agropecuárias, terrenos baldios e parques em cidades. Ao menos de 2000 m de altitude. Por cima, marrom-escuro estriado de branco, cabeça branco-suja com estrias escuras esparsas,olho amarelo,bico laranja,crista despenteada e arruivada; baixo dorso e rabadilha brancos. Branco-sujo por baixo, peito e lados do pescoço com estrias marrons ralas; cauda longa, preta com base e pontas brancas. Inconfundível. Uma das aves mais vistas em areas alteradas; pousa na fiação elétrica e em cercas. Forma bandos em geral com até 10 aves (podendo chegar de 15 a 20), quem pernoitam juntas e se aconchegam entre si no frio. Alimenta-se no chão, em bando , num comportamento parecido com o do anu-preto cujos ninhos pode parasitar; há casos em que ambas as espécies incubam juntas os ovos deste. Muito ruidoso, seu canto é uma série descendente de fortes gritos agudos,"cri-ier, cri-ier,cri-ier,criir,criir, o chamado mais ouvido é um matraqueado agudo, dado também em voo.
CitaçãoCitação Citação:Aves do Brasil Mata Atlântica do Sudeste - John A.Gwynne, Robert S. Ridgely, Guy Tudor e Martha Argel.


As fotos das aves de Arceburgo-MG, aqui postadas, são de minha autoria. De acordo com o WikiAves, site onde estão postamos as mesmas, nossa cidade aparece na 52ª posição, com 275 espécies. Espécies estas que oportunamente postaremos aqui.

AVES DE ARCEBURGO-MG - NUMERO 36

Nenhum comentário:

Postar um comentário