sexta-feira, 7 de agosto de 2020

Líquens

reino Monera, ou algas verdes, que estão agrupadas no reino Protista. Já os fungos, que são do reino Fungi, em sua grande maioria, são do filo Ascomycota. Os fungos que se associam para formar os líquens são conhecidos como fungos liquenizados.

Tanto algas quanto fungos são beneficiados com a formação dos líquens. Enquanto as algas e cianobactérias fornecem compostos orgânicos ao fungo, este garante um ambiente mais propício para a sobrevivência das algas, protegendo-as contra o ressecamento.

Os líquens são bastante importantes ecologicamente, sendo um exemplo de espécie pioneira, ou seja, uma espécie que consegue estabelecer-se em locais muitas vezes inóspitos para a maioria das espécies, como a superfície de rochas. Além dessa importância, os líquens também são importantes indicadores da qualidade do ar, uma vez que são bastante sensíveis a alguns poluentes. No que diz respeito à importância econômica, os líquens possuem atividades antibióticas e antitumorais, além de serem usados na fabricação de cosméticos.


Id., indicação do texto , feitas pelo amigo Antonio Carlos Scutti.

Além de nos mostrar que a qualidade do nosso ar é boa, também vai deixando este desenho bonito, em vários pontos da cidade.









 

Nenhum comentário:

Postar um comentário