segunda-feira, 19 de outubro de 2020

Urucum

 Bixa orelana L.

 Nomes populares - Urucu, urucum, açafroa,açafroa, açafroeira-da-terra(BA)

Sinonímia botânica- Bixa americana Poir, bixa urucurana Wild

Características  morfológicas - Altura de 3-5 m, com tronco de 15-25 cm de diâmetro. Folhas simples, glabras, de 8-11 cm de comprimento.

Ocorrência - Região amazônica até a Bahia, na floresta pluvial.

Madeira - leve, mole, de baixa durabilidade natural.

Utilidade - A madeira serve apenas para lenha. Suas sementes são condimentadas e tintoriais, as matérias tintoriais de cor amarela (orelina) e vermelha (bixina), são extraídas da polpa que envolve as sementes, são empregadas em culinária e, na indústria alimentar, de impressão de tecidos. A arvore é cultivada em muitas regiões do pais para exploração de suas sementes e, como planta ornamental. É muito empregada pelos índios amazônicos para tingir a pele, como repelente de insetos e para rituais religiosos. Pela rapidez de crescimento em ambientes abertos, pode ser plantada, em composição com outras espécies, em areas degradadas de preservação permanente destinada a recomposição de vegetação.

Informações ecológicas - Planta perenifólia, helófita, característica da floresta amazônica de várzea. Ocorre preferencialmente em solos férteis e úmidos de beira rios. Produz anualmente grande quantidade de sementes viáveis que são disseminadas tanto pelo homem como por animais que alimentam-se de seus frutos.

Fenologia - Floresce principalmente durante a primavera e inicio do verão.Os frutos amadurecem no final do verão e inicio de outono.

Obtenção de Semente - Colher os frutos diretamente da planta quando iniciarem a abertura espontânea. Em seguida deixa-los ao sol para completar a abertura e liberação da sementes, como etas não soltam facilmente, devem ser removidas manualmente malhando-se os frutos com vara dentro de sacos.um quilograma contém aproximadamente 22.000 unidades .Sua viabilidade em armazenamento é superior a 6 meses.

Produção de mudas - Colocar as sementes para germinação logo que colhidas e sem nenhum tratamento, em canteiros semi sombreados contendo substrato organo-argiloso. Cobri-las levemente com substrato peneirado e irrigar diariamente. A emergência ocorre em 10-20 dias e, a taxa de germinação geralmente é alta. Transplantar as mudas quando atingirem 5-8 cm para embalagens individuais. O Desenvolvimento das mudas é bastante rápido, podendo ser plantadas no local definitivo em menos de 4 meses. O desenvolvimento das plantas no campo é também rápido.

Citação: Árvores Brasileiras - Volume 1 - Harri Lorenzi.

É uma árvore versátil. Boa para arborização urbana, sombra.

ÁRVORES DE ARCEBURGO-MG - NUMERO 42

PLANTA APÍCOLA  DE ARCEBURGO-MG -  NUMERO 15

PLANTAS ORNAMENTAIS DE ARCEBURGO-MG - NUMERO 26


Nenhum comentário:

Postar um comentário