Qualea Parviflora Mart.
Familia Vochysiaceae
Nomes populares - pau-terra-de-flor-miudinha, pau-terra-mirim (MT), Pau-terra(BA), coatá-quiçaua (PR)
Caracteristicas morfologicas - Altura de 6-10 m, com ramos tortuosos e tronco de 20-30 cm de diâmetro. Folhas simples, sustentadas por pecíolo de 3-5 mm, glabras e brilhantes em ambas as faces, de 7-8 cm de comprimento por 2-3 cm de largura.
Madeira - Leve, mole, fácil de cortar, medianamente resistente, de baixa durabilidade natural.
Utilidade - A madeira empregada na construção de canoas, brinquedos, e caixotaria. Sua casca é rica em tanino.A arvore é bastante ornamental, principalmente pela folhagem delicada e forma arredondada e estreita da copa pode ser empregada com sucesso no paisagismo, e estreita da copa, pode ser empregada com sucesso no paisagismo, principalmente na arborização de ruas estreitas e sob redes elétricas. Planta adaptada ao crescimento em areas abertas e pouco exigente em solos, pode ser aproveitada para reflorestamentos mistos em areas degradadas de preservação permanente destinados a recomposição da vegetação.
Informações ecológicas - Planta semidecídua ou decídua, heliofilita, seletiva, xerófita, característica de cerrados arenosos .Apresenta dispersão ampla porém irregular e descontinua, ocorrendo preferencialmente em terrenos arenosos bem drenados e, geralmente, em baixa frequência. Produz anualmente moderada quantidade de sementes viáveis.
Fenologia- floresce durante os meses de novembro-dezembro. Os frutos amadurecem em setembro-outubro.
Obtenção de sementes - Colher os frutos diretamente da arvore quando os primeiros abrirem espontaneamente. Em seguida leva-los ao sol para completar a abertura e liberação das sementes.Um quilograma contem aproximadamente 30.000 unidades.Sua viabilidade em armazenamento é inferior 3 meses
Produção de mudas - Colocar as sementes de germinação , logo que colhidas e sem nenhum tratamento, diretamente em recipientes individuais contendo substrato organo-arenoso e mantidos em ambiente semi-sombreado (suas mudas não toleram transplantes). Preparar um leito de semeadura bem uniforme com o substrato peneirado e cobrir muito levemente as sementes, para evitar seu arranquio durante a irrigação diária, cobrir o conjunto de saquinhos com o saco de estopa removendo o logo que iniciar a emergência (25-50 dias). A taxa de germinação geralmente é baixa. O desenvolvimento das mudas é lento, ficando prontas para o plantio no local definitivo em 10-11 meses. O desenvolvimento das plantas no campo é também muito lento.
Citação: ÁRVORES BRASILEIRAS - HARRI LORENZI.
Exemplares que plantamos na Avenida Celso Patelli.
ÁRVORES DE ARCEBURGO-MG - NUMERO 43
Nenhum comentário:
Postar um comentário