domingo, 23 de janeiro de 2022

Archonias brassolis

Archonias brassolis FABRICIUS, 1776
Família - PIERIDAE
subfamília - PIERINAE
tribo - PIERINI


Introdução

Na região neotropical há um total de 192 representantes da subfamília Pierinae.

O gênero Archonias é composto por uma única espécie brassolis , que é dividida em 11 subespécies.Archonias se assemelham muito a certos membros de Heliconiinae e parece provável que ambos os grupos de táxons estejam envolvidos em um complexo de mimetismo que também pode incluir mariposas intragáveis ​​da família Arctiidae. No caso de Archonias brassolis, o lado inferior é extremamente semelhante ao do Heliconiine Laparus doris , e a cor e o padrão das asas superiores lembram fortemente um Heliconiine generalizado. É provável que Heliconius , Laparus e Archonias sejam todos nocivos para os pássaros. Se um pássaro provar um deles, ele associará a cor e o padrão da borboleta à experiência desagradável. Como resultado, ele rejeitará outras borboletas de cores semelhantes, independentemente de serem tóxicas ou palatáveis. Borboletas palatáveis ​​que imitam as nocivas são chamadas de mímicas Batesianas. Em casos como Archonias e Heliconius , onde várias espécies nocivas (muitas vezes não relacionadas) compartilham um padrão de alerta semelhante, elas são conhecidas como mímicas Mullerianas. Enquanto os pássaros são facilmente enganados pelas semelhanças entre Archonias e os insetos mencionados acima, eles podem ser facilmente distinguidos uns dos outros por observadores humanos. Archonias como todos os membros do Pieridae têm 3 pares de pernas. Heliconius e Laparus , no entanto, são membros da Nymphalidae e, portanto, têm apenas 2 pares visíveis, pois o par frontal é reduzido a tocos muito curtos. A forma das asas também é muito mais alongada em Heliconius e Laparus .As várias subespécies de Archonias brassolis são distribuídas do México ao Paraguai. A raça negrina é restrita ao sul da Amazônia, incluindo Peru, Mato Grosso (Brasil), Bolívia e norte da Argentina.


Habitats
Esta espécie é encontrada em habitats de floresta tropical e floresta nublada em altitudes entre cerca de 300-1200m

Ciclo da vida
Os estágios iniciais são desconhecidos.

Comportamento adulto
As borboletas são geralmente encontradas sozinhas ou em baixo número. Os machos são normalmente encontrados em meio a agregações de Heraclides , Laparus e outras espécies, absorvendo água das bordas de poças, infiltrações ou pequenos riachos. Às vezes, eles podem ser vistos pousando em folhagens baixas em habitats de borda de floresta e muitas vezes usam o mesmo poleiro por vários dias consecutivos.

Ambos os sexos visitam Eupatorium e outras flores em busca de néctar e mantêm as asas fechadas enquanto se alimentam. Em dias nublados, no entanto, eles se aquecem por longos períodos em vegetação baixa com as asas totalmente ou parcialmente abertas.

Espécie identificada pelo ornitólogo Carlos Otávio Gussoni.

CITAÇÃO:
https://www.learnaboutbutterflies.com/Andes%20-%20Archonias%20brassolis%20negrina.htm

Butterflies of the Andes - Archonias brassolis negrina

Males are typically found amidst aggregations of Heraclides, Laparus and other species, imbibing water from the edges of puddles, seepages or small streams.


BORBOLETAS DE ARCEBURGO-MG - NUMERO 60



Nenhum comentário:

Postar um comentário